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O que é marketing personalizado?

Por Delano de Valença, Head de Negócios Procenge

Definição de Marketing Personalizado: benefícios, práticas recomendadas e muito mais

O marketing personalizado é uma estratégia de marketing que se concentra em direcionar iniciativas de marketing e mensagens para um cliente individual atual ou potencial. Isso é feito com o auxílio de análise de dados e tecnologia digital. O marketing personalizado também é conhecido como marketing um-para-um e, como o nome sugere, é totalmente customizado para as necessidades de cada consumidor individual. Ao contrário do marketing personalizado, o marketing de massa é projetado para atrair um amplo público ou grupo demográfico. O marketing personalizado é essencialmente a forma mais focada de marketing direcionado.

Como funciona o marketing personalizado

Para que o marketing personalizado seja bem-sucedido, a empresa deve ser capaz de obter o máximo possível de informações pessoais sobre um cliente atual ou potencial. Felizmente, hoje existe um vasto mar de dados sobre consumidores individuais. Esses dados são então analisados e aproveitados para fornecer ofertas, recomendações e mensagens personalizadas e direcionadas, projetadas para atrair o indivíduo com base em seu comportamento anterior, interesses e outros dados.

A mídia digital é uma das melhores mídias para marketing personalizado e é popular entre os anunciantes. As informações podem ser rastreadas por meio do uso de cookies, beacons ou ferramentas de feedback interativas em um site, fornecendo uma riqueza de dados que permite aos anunciantes ajustar os anúncios exibidos para usuários individuais e espectadores em canais que variam de sites ao YouTube e até televisão .

Existem quatro etapas principais para criar uma estratégia de marketing personalizada: identificar, diferenciar, interagir e personalizar.

1.     Identificar: é quando ocorre a coleta de dados. Marcadores como sexo, idade e localização são reunidos.

2.     Diferenciar: é quando a análise acontece, permitindo que as empresas segmentem os usuários em nichos específicos que desejam atingir.

3.     Interagir: é quando os dados coletados são usados para fazer contato com um cliente potencial ou atual, alcançando-o no meio e por meio dos métodos aos quais eles têm maior probabilidade de responder.

4.     Personalizar: é aqui que a personalização acontece, e é onde uma empresa pode fechar o negócio.

Exemplos de Marketing Personalizado

A maioria das pessoas fez compras na Amazon. Embora você possa não ter percebido na época que estava experimentando o marketing personalizado em ação, você provavelmente percebeu que a plataforma oferece recomendações de produtos que estão de acordo com seus interesses e seu histórico de compras anterior.

A Amazon reúne uma infinidade de dados sobre seus usuários, rastreando o histórico de compra e navegação de cada usuário individual para fazer recomendações de produtos que são direcionadas aos interesses e necessidades de cada indivíduo. A Amazon também oferece sugestões de produtos semelhantes quando um usuário está olhando para um item específico. Esse conteúdo é exclusivo para cada usuário e, embora seja útil para os compradores, também é uma bênção para a Amazon e seus fornecedores, aumentando as vendas de produtos semelhantes por meio de recomendações inteligentes e personalizadas.

Outro exemplo comum de marketing personalizado são os e-mails direcionados que você provavelmente recebeu de suas lojas favoritas, que provavelmente estão endereçados com seu nome. Essa estratégia de personalização simples permite que as empresas se conectem com os consumidores em um nível pessoal, criando uma conexão que leva ao aumento das vendas. Esses e-mails podem até ser enviados em um horário específico do dia, dependendo do seu envolvimento anterior. É importante notar, no entanto, que simplesmente personalizar o nome de um destinatário é considerado um dos métodos de personalização mais arcaicos e básicos, dados os avanços na tecnologia que permitem que os profissionais de marketing vão muito além da metodologia básica para táticas de marketing com foco a laser em cada cliente potencial.

Principais benefícios

A grande vantagem do marketing personalizado é que ele permite que uma empresa atinja efetivamente clientes individuais atuais e potenciais, aumentando as chances de engajamento e conversões ao apelar para os gostos, necessidades, interesses e outras preferências do indivíduo. Esse tipo de publicidade direcionada cria conversões mais altas e, em última análise, é um caminho de vendas incrivelmente lucrativo.

O marketing personalizado não só leva ao aumento das vendas, mas também a clientes mais felizes. Quando são apresentados a uma publicidade personalizada e atraente para eles, os clientes se sentem mais conectados a uma empresa, o que se traduz diretamente em dólares gastos.

Desafios do Marketing Personalizado

Dependendo da natureza e do tamanho de uma empresa, a personalização pode ter um custo proibitivo para algumas organizações. Se uma mercearia visasse cada consumidor com um panfleto personalizado com base em seus desejos e necessidades, seria necessária alguma forma de rastrear o histórico de compras anterior e prever compras futuras, sem mencionar o custo de criar e imprimir centenas de milhares de panfletos exclusivos .

Nesse caso, faz sentido usar um flyer para o mercado de massa. No entanto, um programa de fidelidade de supermercado seria fácil de configurar com esse tipo de sistema de rastreamento e poderia atingir clientes individuais com cupons e promoções especiais a um custo mais baixo. Se um cliente compra bananas toda semana, um sistema de pontos ou cupom para bananas provavelmente o trará de volta à loja que recompensa sua fidelidade.

Melhores práticas

Para garantir os melhores resultados com seus esforços de marketing personalizados, você deseja coletar dados de todas as fontes possíveis. A mídia social é uma excelente fonte de dados de público em um nível amplo e individual, assim como o marketing direto por e-mail. Você também precisará garantir que todos os dados pessoais coletados sejam armazenados com segurança e não possam ser acessados por pessoas não autorizadas para proteger as informações pessoais confidenciais de seus clientes potenciais e clientes.

Automatizar a coleta de dados e a tecnologia de personalização, sempre que possível, reduz os custos indiretos, bem como o investimento de tempo na coleta e análise de dados. Liberar a equipe de vendas e marketing para converter clientes em potencial é um uso mais valioso de seu tempo do que trabalhar com um funil frio.

Reveja continuamente os dados para identificar o que está e o que não está funcionando e alocar seus recursos de forma adequada para aproveitar ao máximo os esforços de marketing personalizados e obter o maior ROI de seus investimentos.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.