Ficou Interessado?

Blog

Liderança capacitada faz a diferença no clima e nos resultados das companhias

Na Procenge, lideranças passaram por treinamento visando o crescimento e o futuro da empresa, que tem 49 anos de mercado

A importância de as lideranças das empresas serem capacitadas sistematicamente aumentou com o cenário inédito de enfrentamento e convivência com a pandemia pela sociedade e pelas organizações. O ambiente atual é marcado pelo senso de inovação e aprendizado constante.

Pensando no futuro e em se adaptar ainda mais às transformações promovidas e aceleradas nos últimos meses, a Procenge, empresa de Tecnologia da Informação que é parte e referência de um dos maiores clusters de tecnologia do mundo, o Porto Digital, está encerrando um ciclo de treinamentos com sua liderança.

Mais de 20 colaboradores passaram por um processo de preparação para os desafios da rotina de trabalho em um ambiente cada vez mais digital e não linear. Fazem parte do grupo todos os líderes de equipes, incluindo a diretoria, além de colaboradores que estão sendo desenvolvidos para desempenhar funções de gestão.

Liderança capacitada

Os encontros com todas as lideranças ocorre quinzenalmente de forma remota

Segundo Cintia Fonseca, gerente de gestão de pessoas da empresa, os primeiros impactos já vêm sendo sentidos na companhia

Cintia Fonseca

Cintia Fonseca – Gerente de Gestão de Pessoas Procenge

 

“Tendo em vista que o mundo se viu fragilizado diante dos impactos da pandemia da Covid-19, identificamos a necessidade de desenvolver em nossos líderes um modelo de gestão mais humanizado com condições para que as pessoas sob sua liderança cresçam e realizem seus papéis profissionais com equilíbrio”, explicou Cintia.

 

 

Durante oito meses, os líderes da Procenge foram apresentados a ferramentas de autoconhecimento, perfis comportamentais, atribuições e responsabilidades do líder, como exercer esse papel, uso do tempo, resolução de conflitos, comunicação e feedback entre outros pontos que colaboraram para desenvolver novas habilidades e competências no grupo.

A consultora Ana Cantarelli, especialista no assunto e responsável pelo desenvolvimento dos líderes na Procenge, reforça que

capacitar líderes traz resultados em vários âmbitos da organização. A liderança bem desenvolvida é fundamental para melhoria do clima organizacional, ampliação das contribuições dos colaboradores, entrega de melhores resultados e elevar a performance da empresa. Estou muito feliz com o que conseguimos construir com estes líderes!”

Na Procenge, também houve a preocupação de desenvolver nos líderes uma visão estratégica em relação ao futuro da organização, qualificando-os para enfrentar os desafios e dar continuidade ao projeto de crescimento da empresa e ao valor de respeito e valorização das pessoas.

“Os líderes são os principais responsáveis por definir o tom da empresa, responsáveis por metas e objetivos, mas também pelo desenvolvimento de um time e por dar vida e disseminar a cultura organizacional. A sua atuação vai além dos resultados financeiros: há a necessidade pela busca contínua e manutenção de um ambiente harmônico dentro dos times, entre os pares e sem esquecer da qualidade de vida e bem-estar dos seus liderados”, comentou Cintia.

O reflexo dessa cultura já foi sentido este ano, na primeira participação da Procenge em um processo de avaliação por uma consultoria especializada nas melhores práticas de gestão de pessoas. A empresa recebeu o selo de uma das melhores para se trabalhar. A pesquisa realizada pela consultoria mostrou que a empresa está na direção certa. Cerca de 98% dos colaboradores afirmaram que os gestores dão autonomia aos funcionários; 92% afirmaram que “os gestores mostram interesse sincero por mim como pessoa e não somente como empregado” e 91% das pessoas concordam que “Os gestores incentivam ideias e sugestões e as levam em consideração de forma sincera”.

Atualmente a Procenge conta com um quadro de cerca de 180 colaboradores em sua equipe, com integrantes que moram em vários lugares do Brasil, e mais de 200 clientes em todo o país.