Ficou Interessado?

Blog

Kick off Porto Digital 2020: confira os principais destaques do evento

Na terça (28/01), rolou o Kick Off 2020, acontecimento que marca o início da agenda oficial do ecossistema de TI ligado ao Porto Digital. O evento foi realizado pelo Softex Recife e conta com apoio da Assespro, Seprope, CESAR e Manguezal, estando em sua terceira edição.

Dessa forma, o principal objetivo do Kick Off Porto Digital 2020 foi reunir as instituições que fazem parte do ecossistema de TIC em Pernambuco, apresentar os principais números de 2019 e falar sobre as perspectivas para este ano.

Pesquisa entre as empresas do Porto Digital

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, iniciou as apresentações trazendo números importantes sobre o ecossistema. Os dados foram coletados durante pesquisa com as empresas que fazem parte do Porto. Além disso, compartilhou que a meta é dobrar o tamanho do parque nos próximos 6 anos.

A pesquisa revelou que a maior parte das empresas são do ramo de Tecnologia (41%), seguidas daquelas de Educação (19,7%) e de Saúde (8.2%). Os principais gargalos são problemas financeiros, a crise econômica e a contratações de profissionais, todos com 18,2%.

Em geral, são 339 empresas embarcadas e 11.659 colaboradores. Entre elas, a Procenge, citada mais uma vez como pioneira no ecossistema. Pierre deu ênfase a necessidade de formação de profissionais, afirmando que, para 2020, a perspectiva é que sejam abertas 3.258 vagas.

Ponto de vista econômico

Os economistas José Carlos Cavalcanti e André Magalhães falaram na sequência. José Carlos compartilhou sua pesquisa sobre o futuro da tecnologia e a necessidade das empresas criarem novos mecanismos para sobreviverem. Já André Magalhães trouxe dados da economia brasileira nos últimos anos, assim como a melhoria neste cenário.

Habilidades do Futuro

Por fim, Silvio Meira, cientista e professor com atuação na área de engenharia de software, fechou o Kick Off 2020. Em síntese, o palestrante falou sobre o perfil da geração Z e como ela vai ditar os negócios nos próximos anos.

Silvio também enfatizou a necessidade de estar preparado para as habilidades do futuro. Dessa forma, destacam-se soluções para nuvem, desenvolvimento de softwares e data science, por exemplo.

Em resumo, o foco da apresentação de Silvio Meira e de todos que passaram pelo Kik Off Porto Digital foi as pessoas. O desafios é formar profissionais capazes de enxergar além do problema e de estarem prontos para as atividades que a nova década vai exigir.