Ficou Interessado?

Blog

Gestão remota da empresa: por que usar um ERP?

Com o avanço da transformação digital, muitas organizações preferem que os colaboradores exerçam suas atividades em home office. A finalidade é gerar flexibilidade, aumentar a satisfação e a produtividade, além de minimizar os custos. No entanto, é preciso adotar estratégias para monitorar os processos e resultados obtidos. Por isso, manter uma gestão remota da empresa é fundamental.

Isso porque controlar as tarefas executadas todos os dias fora da companhia não é uma ação simples. O gerenciamento realizado por meio da integração, proporcionada por um ERP, pode simplificar esse serviço. Até porque ele disponibiliza dados completos de tudo que está sendo feito.

Quer conhecer os benefícios de contar com um ERP apropriado às características do negócio? Então, continue a sua leitura!

Minimização dos erros

Um sistema ERP eficiente na gestão remota permite uma análise ampla sobre todos os processos que estão sendo executados pelos funcionários de dentro de suas residências. Dessa forma, as decisões de todos os setores podem ser tomadas por meio de informações precisas e confiáveis, impedido a implementação de ações erradas e que podem provocar prejuízos ao negócio.

Integração dos dados

Esse tipo de recurso centraliza as operações e os dados da instituição em um único local. Dessa forma, viabiliza que os gestores tenham o controle total de todas as atividades realizadas. Dados financeiros, contábeis, de estoque, entre outros, podem ser armazenados com segurança.

Como benefícios, todas as pessoas autorizadas podem ter acesso às informações necessárias de qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, todos os processos podem ser realizados com precisão.

Aumento da eficiência

A adoção do ERP pode diminuir de forma considerável o tempo e o esforço exigidos para que atividades de rotinas sejam feitas. Além disso, por meio dele, é possível reduzir ou eliminar tarefas manuais e repetitivas. Dessa forma, o time pode atuar em outras ações importantes para o desenvolvimento do negócio.

Lembrando que a plataforma também pode colaborar para a adoção e a aplicação das medidas mais adequadas para o setor. Sendo assim, ela alinha todas as ações na organização em geral.

Automatização dos processos

Outro benefício que o ERP oferece para a gestão remota da empresa é a possibilidade de automatizar os procedimentos. Essa possibilidade gera uma maior produtividade de todos os membros, mesmo trabalhando de casa.

Esse processo é capaz de otimizar o tempo e minimizar os erros provocados pela execução das tarefas manuais. Isso é fundamental para gerar a eficiência necessária para que tudo saia conforme o esperado, mesmo quando as ações não são praticadas nas dependências da empresa.

Diminuição dos custos

Outro ponto positivo da utilização do ERP está diretamente ligado aos custos. Entre os principais fatores, está a modernização das atividades burocráticas que reduz os gargalos operacionais, possibilitando uma operação mais enxuta, direcionada e com foco nas atividades principais do negócio.

A redução da quantidade de sistemas que regem os processos também acontece, já que a ferramenta é direcionada para a centralização das informações, o que gera uma demanda menor de mecanismos adicionais.

Por exemplo, não é preciso haver um software para cuidar do setor de vendas, outro para a área financeira e demais. Essa definição evita a necessidade de aquisição de uma grande estrutura de TI.

Melhora da colaboração e do fluxo de trabalho

Uma plataforma de ERP de qualidade agiliza o processo de colaboração entre os funcionários e setores. Isso acontece porque ela disponibiliza um banco de dados sobre cada área. Dessa forma, todos os integrantes da equipe têm acesso a informações relativas ao desempenho do negócio, assim como à contribuição e à função de cada um na companhia.

Isso é um grande incentivo à motivação e à proatividade de todos, principalmente pelo fato de fazer com que eles se sintam parte do sucesso da empresa.

Fortalecimento da comunicação

Devido à integração fornecida pelo ERP, a comunicação da empresa com seus funcionários é fortalecida. Afinal, como você já sabe, a plataforma  permite o acesso às informações em geral.

Por meio desse bom diálogo, é possível fazer com que todos caminhem na mesma direção, em prol de criar e definir a cultura organizacional da instituição, além de reunirem suas forças na busca pelo alcance dos objetivos e das metas propostas.

Segurança dos dados

Outra característica desse tipo de plataforma é que ela trabalha por meio do armazenamento em nuvem. Esse formato gera muito mais segurança para os dados importantes da empresa do que se ela contasse com o auxílio de servidores próprios.

A segurança é proporcionada devido à execução de backups frequentes e do acesso seguro aos dados, independentemente de os dispositivos estarem ativos ou não. Para que isso ocorra, basta ter acesso a uma conexão web estável e, então, tudo pode ser acessado em qualquer lugar por meio da inserção do login e da senha.

Personalização conforme as necessidades da empresa

Entre os principais benefícios de um ERP de qualidade, está a disponibilidade de ser personalizado, levando em conta as necessidades e as demandas específicas da organização.

Existem alguns fornecedores desse tipo de ferramenta que propiciam várias opções que podem ser adotadas em conjunto. Assim, é possível que a companhia opte por aquele que tenha as funcionalidades que melhor se adequam, evitando a aquisição de itens que não serão utilizados, gerando desperdícios de recursos.

Outro aspecto importante é a forma como o sistema pode ser implementado, já que pode ser local ou por meio da nuvem. No primeiro modelo, o software físico deve ser obtido e instalado nos sistemas da empresa. Enquanto, no segundo, todo o pacote da ferramenta é administrado por um provedor de ERP.

Agora que você conhece as principais vantagens de um ERP para a gestão remota da empresa, é importante que saiba os benefícios de contar com a plataforma desenvolvida pela Procenge. O Pirâmide 360 auxilia tanto no trabalho remoto quanto no gerenciamento do negócio, mesmo fora do ambiente empresarial. Um exemplo é um escritório de advocacia onde nem sempre os advogados estão presentes.

Isso porque um ERP completo consegue se conectar a outros sistemas integrados (ou não) em um mesmo ambiente. Além disso, as soluções são criadas de acordo com cada tipo de instituição, processo e controle, completamente personalizável.

Gostou deste post sobre gestão remota da empresa? Quer conhecer mais sobre nossa solução? Então, acesse o site e esclareça as principais dúvidas sobre a plataforma Pirâmide 360!

A Procenge

Somos uma empresa de TI com 47 anos de mercado, sediada no Porto Digital. Know-how no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial personalizadas com foco em inovação. Nosso propósito é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios e gerar resultados sustentáveis.