Ficou Interessado?

Blog

Gestão de matéria-prima: 3 boas práticas para implementar na empresa

Há algum tempo, é inegável que a gestão de matéria-prima se tornou fundamental para a sustentabilidade e o crescimento de qualquer negócio. Afinal, eventuais falhas no controle de insumos podem ocasionar perdas financeiras à empresa, por exemplo, em decorrência do desperdício de materiais por deterioração.

Vale lembrar também que o gerenciamento eficaz do estoque de insumos é o que permite que a empresa tenha o controle de sua linha de produção, desde o recebimento de um pedido até a entrega final do produto. Portanto, eventuais equívocos na gestão podem afetar o prazo de entrega da mercadoria e, até mesmo, o relacionamento com o cliente.

Além disso, a eficiência e a precisão da gestão de matéria-prima contribuem para melhorias no gerenciamento dos custos da atividade produtiva (com a eliminação de gastos desnecessários com a aquisição de insumos dispensáveis) e, consequentemente, para o melhor dimensionamento dos investimentos.

Diante da incontestável importância da gestão de matéria-prima, certamente, você deve estar se perguntando como fazê-la corretamente. Então, continue a leitura e confira 3 dicas que separamos para você!

1. Controle a linha de produção

O primeiro passo para uma boa gestão de insumos é realizar o mapeamento completo da linha de produção. Assim, nessa etapa, o gestor deve fazer o levantamento de todos os insumos gastos mensalmente pela instituição, registrando, inclusive, aspectos referentes à qualidade dos materiais utilizados.

A partir do mapeamento realizado, o gestor deve analisar toda a linha de produção, a fim de compreendê-la e identificar eventuais gargalos, desperdícios e falhas. Com base nessas informações, será possível realizar um planejamento de compras mais preciso e adequado à realidade da empresa.

Vale lembrar que o mapeamento da linha de produção pode ser feito com o auxílio de softwares de gestão, ferramenta capaz de conferir agilidade ao processo e, principalmente, confiabilidade e segurança às informações.

2. Otimize o estoque

Outro fator muito importante na gestão de matéria-prima é o inventário de estoque. Além dos materiais armazenados, é importante ter o controle daqueles que foram direcionados à linha de produção. Assim, o ideal é fazer a classificação da matéria-prima ao menos nas seguintes categorias:

  • insumos armazenados;
  • insumos direcionados à linha de produção;
  • produtos finalizados.

Nesse sentindo. esse controle é importante porque possibilita aos gestores o monitoramento dos padrões de qualidade dos produtos da empresa e a manutenção em estoque dos insumos e produtos necessários ao atendimento das demandas dos clientes.

3. Use a tecnologia

Como você sabe, a gestão de qualquer processo de uma empresa envolve o controle de muitas informações. Nessas horas, a utilização de métodos manuais, como planilhas e tabelas impressas, não é nada eficaz, pois eles podem comprometer a agilidade do processo e, até mesmo, a confiabilidade das informações.

Nesse cenário, a tecnologia é uma grande aliada dos gestores. Os softwares de gestão, como o ERP Pirâmide 360 da PROCENGE, viabilizam a integração entre os diversos departamentos da empresa, automatizando processos e conferindo confiabilidade e segurança às informações.

Além disso, o ERP Pirâmide 360 possibilita a geração de relatórios gerenciais de forma simplificada e rápida, o que viabiliza aos gestores uma visão ampla do negócio e, ao mesmo tempo, de cada setor da instituição. Com isso, tornam-se mais fáceis o monitoramento de todos os processos internos, a identificação de eventuais falhas e a tomada de decisões estratégicas mais acertadas.

Vale lembrar que o controle dos processos internos é indispensável para a eficiência da gestão de matéria-prima e, consequentemente, para a redução de custos da empresa e para a melhoria dos resultados do negócio. Por isso, é importante contar com boas ferramentas de gestão.

Quer conhecer melhor as soluções tecnológicas disponíveis para a gestão de seu negócio? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar você.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.