Ficou Interessado?

Blog

Gestão à vista: o que é e quais as suas maiores vantagens?

Como forma de se destacar no mercado, é importante que as empresas busquem as melhores estratégias para otimizar os processos. Além disso, também é importante aprimorar a qualidade dos serviços prestados, reduzir lucros e demais vantagens. O foco é a melhoria dos resultados para o alcance dos objetivos e metas. Para isso, o recurso utilizado é a gestão à vista.

Trata-se de um modelo de gerenciamento que tem a finalidade de proporcionar a disponibilização e a transparência das informações relevantes para os gestores e funcionários. Para isso, são utilizadas tabelas, gráficos, planilhas, entre outros. O intuito é auxiliar na tomada de decisão baseada em dados precisos e atualizados. Assim, é possível reduzir os riscos e as falhas que podem prejudicar todo o processo.

Dessa forma, contribui para o monitoramento do desempenho de cada departamento do negócio. Confira este conteúdo que elaboramos para que você conheça seus principais benefícios. Acompanhe!

Rapidez na tomada de decisões

É primordial que a empresa tenha uma fonte de informação confiável para planejar suas ações e tomar as melhores decisões. Afinal, realizar escolhas fundamentadas em suposições não é nada recomendável, já que isso pode gerar a aplicação de medidas arriscadas.

Por meio da gestão à vista, as decisões que fazem parte da rotina da companhia são tomadas com observância de indicadores e números exatos. Dessa forma, possibilita que os procedimentos sejam mais precisos e seguros.

Facilidade na identificação de riscos

Uma visão ampla dos dados possibilita que os gestores possam identificar os riscos de maneira mais simples. Assim, é mais fácil evitar problemas que influenciam os resultados do negócio, por meio de ações preventivas.

Os erros e gargalos são minimizados ou até deixam de acontecer, sendo possível atuar imediatamente para solucionar qualquer situação inesperada. Pelo fato de trabalhar em equipe, as incoerências são detectadas com rapidez, sendo possível realizar os ajustes necessários.

Aumento da eficiência das operações

Entre as principais causas do real funcionamento da gestão à vista, está a compreensão de questões básicas com praticidade na aplicação. Como o tempo usado para a implementação do projeto é diminuído, os resultados surgem de forma rápida, diferentemente de projetos longos e demorados. Este, desmotivam o time no decorrer da execução, são de difícil entendimento e tem custos maiores.

Melhora do controle de metas

Uma opção propiciada pela gestão à vista é a viabilidade de manter um quadro com todas as metas e os objetivos do setor ou de cada profissional da área. Por meio de uma exposição personalizada, é possível visualizar o que já foi alcançado até o momento, e o que precisa ainda ser conquistado.

Dessa forma, fica mais simples para os colaboradores entenderem como está o seu desempenho relacionado às metas individuais e coletivas. Além disso, conseguem visualizar sua colaboração para os resultados da organização. Isso pode ser determinante para estimular a produtividade e a melhora na execução das funções.

Já para os gestores, as informações permitem melhorar os resultados por meio das decisões mais adequadas. São exemplos: delegar tarefas a novos funcionários, movimentar integrantes do time, fazer novas contratações etc.

Essa vontade de participar de todos os funcionários da empresa ainda aumenta a partir da hora em que todos veem a organização como um lugar transparente e confiável, onde todos podem analisar os resultados de maneira clara e buscar superar os próprios números.

Aumento da qualidade

Obter dados sobre a qualidade do atendimento e dos serviços também é fundamental para alcançar a satisfação dos clientes, já que essas informações mostram quais processos precisam ser aperfeiçoados.

Um produto ou serviço que não esteja agradando pode impactar a reputação da empresa em pouco tempo, por isso, é indispensável que as instituições mantenham um controle rigoroso de qualidade. Isso pode ser feito com a gestão à vista, já que ela aponta as características que os itens fabricados devem ter e como estão sendo produzido.

Agora que você entende a importância de contar com a gestão à vista no negócio, saiba que é possível aproveitar todas as vantagens por meio de processos integrados, que gerem informações em tempo real e em uma única plataforma, tornando a empresa produtiva e sua gestão mais eficaz. Para isso, você precisa contar com uma solução adequada e com todas as funcionalidades para tornar isso uma realidade, como o Pirâmide 360.

Quer entender melhor como a Pirâmide 360 funciona? Então, entre em contato com a gente e esclareça suas principais dúvidas!

A Procenge

Somos uma empresa de TI com 47 anos de mercado, sediada no Porto Digital. Know-how no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial personalizadas com foco em inovação. Nosso propósito é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios e gerar resultados sustentáveis.