Ficou Interessado?

Blog

Escritórios de Advocacia: 03 dicas para enfrentar a crise

Muitas empresas estão enfrentando grandes desafios com a disseminação do Covid-19 em todo o mundo. O isolamento, necessário para conter o avanço do vírus, fez com que a rotina de muitas instituições mudasse completamente.

Com os escritórios de Advocacia não é diferente. Pensando em ajudar os profissionais da área, preparamos 3 dicas de como passar por essa fase ainda mais fortalecido. Confira!

Dê suporte ao time durante o home office

Chegou a hora de deixar de lado os receios em relação ao trabalho remoto. Com a necessidade do distanciamento físico, o home office é uma das soluções mais adotadas para que o trabalho não pare. Por isso, mais do que nunca, é preciso saber tirar proveito dele.

Além de contribuir para que todos tenham acesso às ferramentas para realizar o trabalho em casa, é preciso estruturar alguns processos para que a produtividade se mantenha como o esperado.

Realizar reuniões de alinhamento, estabelecer por onde se dará o contato (e-mail, telefone, aplicativos), redistribuir tarefas entre todos da equipe e manter positividade é essencial para que o trabalho flua da melhor forma possível.

Caso a empresa tenha uma Gestão Eletrônica de Documentos, o resultado será ainda melhor. Afinal, esse controle exclui a necessidade de lidar com documentos importantes fora do escritório. Além disso, facilita a busca e a aumenta a segurança dos dados dos clientes.

Mantenha-se atualizado e esteja pronto para as oportunidades

É normal que, em momentos como esse, uma das principais áreas a sofrer impactos seja a área jurídica. Afinal, há uma movimentação na esfera governamental para a aprovação de medidas emergenciais para controle da crise. Mas cuidado para não limitar sua visão para o que está acontecendo de ruim.

Estar informado sobre as mudanças no cenário político e se mostrar próximo aos clientes neste período é importante para manter a confiança e até mesmo oferecer consultorias específicas.

E não é só isso. Apesar de ser uma situação adversa, a instabilidade nos negócios e nas relações de trabalho pode ser uma oportunidade para os escritórios de Advocacia. Dessa forma, é preciso mostrar o quanto a equipe está preparada para ajudar as empresas a atravessarem este momento de incertezas.

Além disso, é imprescindível pensar além da crise e de como as empresas podem demandar outros tipos de serviços a partir daqueles iniciados no cenário atual.

Invista na Gestão Financeira

Por último, e não menos importante, temos o impacto no financeiro da empresa. Muitos empresários temem que a instabilidade no ambiente econômico gere atraso nos pagamentos e inadimplência dos clientes e parceiros.

Realmente esta preocupação é real e pode interferir na sobrevivência do negócio. Por outro lado, ter uma gestão financeira consolidada pode fazer a diferença para enfrentar essa ameaça sem grandes perdas ou ainda melhor: estar pronto para expandir os negócios.

Para isso, contar o suporte de um software de gestão traz mais solidez para os processos estruturais do escritório. Além de controlar áreas como o financeiro e a contabilidade, essenciais para o andamento da empresa, o sistema de backoffice vai ser o guardião das informações do negócio.

Isso porque neles estarão organizados dados sobre a saúde do negócio de forma estruturada. Dessa forma o gestor consegue tomar melhores decisões, antecipando crises e se preparando melhor para elas.

A Procenge

Somos uma empresa de TI com 47 anos de mercado, sediada no Porto Digital. Know-how no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial personalizadas com foco em inovação. Nosso propósito é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios e gerar resultados sustentáveis.