Ficou Interessado?

Blog

Afinal, como escolher o melhor sistema para clínica?

Com um sistema para clínica é possível aperfeiçoar uma série de tarefas do dia a dia. Agendamentos, por exemplo, podem ser feitos online para simplificar o trabalho de profissionais da área da saúde e facilitar a vida dos pacientes. Além disso, a automação faz com que os processos sejam organizados e controlados de acordo com os padrões de qualidade, evitando problemas como a perda de arquivos.

De maneira geral, o uso do sistema permite que a gestão se torne mais profissional e as tarefas otimizadas. Parece interessante? Então saiba que, para ter acesso a benefícios dessa natureza, é preciso saber escolher os recursos certos. Para ajudar você em relação a isso, reunimos as dicas a seguir. Confira!

Observe a usabilidade do sistema para clínica

O ideal é que a solução escolhida por sua clínica possa ser assimilada quanto antes pela equipe. Assim, ela terá como fazer a diferença nos procedimentos e você perceberá a boa relação custo-benefício. Para tanto, procure sistemas caracterizados por serem intuitivos, com telas e campos adaptados aos processos da clínica, para que haja ganho de tempo nas atividades, ou seja, mais produtividade.

Você consegue identificar essa característica ao ver que o sistema conta com uma interface limpa, sem poluição visual. Evite investir em recursos muito complexos e que demandam tempo para que a equipe se adapte às suas particularidades, optando sempre pela instantaneidade.

Verifique se o sistema realmente é de fácil acesso

O prontuário eletrônico será fundamental para agilizar o atendimento. Uma vez inserido no sistema, a facilidade de acesso a ele passa a ser um dos principais recursos da ferramenta. Avalie como é a acessibilidade aos dados do paciente, pois se houver dificuldade de acesso em uma solução, certamente é mais interessante recorrer a uma outra. O ideal é que os profissionais precisem de poucos cliques para executar tarefas no sistema.

Considere também a integração entre dados clínicos e medicamentos para que haja eficácia no uso do sistema. Além disso, escolha uma ferramenta que permita a realização de customizações em função da prática médica de sua clínica, a fim de que o atendimento seja ainda mais personalizado.

Analise a segurança e se há possibilidade de backup

O backup é um procedimento que garante proteção aos seus dados mesmo diante de problemas como a perda de arquivos. Ele consiste em um processo em que as informações do sistema são regularmente copiadas e armazenadas de maneira segura. Assim, elas podem ser resgatadas para que você não tenha maiores prejuízos diante de eventualidades.

É importante verificar se o sistema para clínica a ser considerado faz uso do backup e também saber como esse recurso é utilizado. Você pode programar o procedimento mensalmente, semanalmente e até diariamente, dependendo do volume de informações a serem protegidas e das necessidades da clínica. Portanto, fique de olho no backup e tenha esse recurso como uma das prioridades para fazer a sua melhor escolha.

Além disso, avalie como se dão os procedimentos de segurança, procurando encontrar diferenciais entre as soluções presentes no mercado.

Considere o custo-benefício de cada opção encontrada

A questão do preço também não deve ser colocada em segundo plano. Mas é preciso tomar cuidado para evitar que o barato saia caro. Da mesma forma que uma compra cara demais pode comprometer a saúde financeira da sua empresa em um primeiro momento, uma compra muito econômica pode fazer você ter que recorrer a manutenções e troca de recursos posteriormente, gerando gastos maiores.

O ideal é considerar a relação custo-benefício que a solução oferece. Uma boa maneira de fazer isso é analisar elementos como as funcionalidades do sistema, sua capacidade de adaptação e o aparato técnico que a empresa oferece para que a ferramenta seja realmente útil para a realidade do seu negócio.

Enfim, contar com um sistema oferecido por uma empresa com credibilidade no mercado em que atua pode ser o caminho para simplificar a sua escolha. Avalie esse ponto, além de fatores como a funcionalidade da ferramenta. Pense que essa solução terá impactos significativos no trabalho de toda a sua equipe, portanto, quanto mais eficiente for a sua implantação, melhor para você.

Ficou interessado em contar com um sistema para clínica? Então entre em contato conosco para conhecer melhor nossas soluções.