Ficou Interessado?

Blog

ERP personalizável: 7 vantagens para oferecer ao seu negócio

ERP é um acrônimo de Enterprise Resource Planning. Refere-se ao principal software para gestão dos recursos (humanos, financeiros e materiais) que pertencem ao empreendimento. Agora, você já ouviu falar em ERP personalizável e entende suas vantagens?

Vários sistemas ERP vão vendidos como uma “caixinha” fechada. Têm funções limitadas e, caso você precise de algo novo, pode não conseguir. O ERP personalizável permite a adoção de novas funções, de modo que o software se ajuste às necessidades da sua empresa. Logo, é algo customizável, capaz de atender (em cobertura e profundidade) suas demandas.

Nos tópicos seguintes, explicamos 7 principais vantagens que um sistema ERP personalizável pode oferecer ao seu negócio. Portanto, continue atentamente com a sua leitura!

1. Cobre as necessidades da sua empresa

Um bom ERP deve cobrir todas as necessidades da empresa. O ponto é: as necessidades mudam de acordo com o modelo de negócio. Uma exportadora, por exemplo, não tem as mesmas necessidades que uma imobiliária ou construtora, ou vice-versa.

Nesse aspecto, um ERP tradicional (aquela “caixinha” fechada”) deixa a desejar. Não é possível fornecer todas as soluções, então concentra-se apenas no que é crucial e deixa várias outras coisas de lado. Isso pode prejudicar (muito) a gestão do empreendimento.

Por outro lado, o ERP personalizável pode se ajustar exatamente às necessidades da empresa, integrando novos módulos e funções, tendo em vista cada modelo de negócio. Assim, é possível ter um sistema sob medida para o empreendimento e que atenda todas as demandas latentes.

2. Permite o aprofundamento das soluções

Além de cobertura, é preciso de profundidade. Algumas empresas podem exigir funções mais profundas que outras, dependendo de aspectos como tamanho e área. Uma empresa de médio porte, por exemplo, exige controles financeiros mais rígidos que pequenas empresas.

Novamente, o ERP personalizável é bastante útil. Algumas funções podem ser ajustadas à realidade do seu negócio, de modo que você extraia o máximo de potencial da tecnologia e tenha condições de conduzir cada uma das suas tarefas, mesmo as mais específicas.

Um software padrão costuma não fornecer a mesma profundidade. Assim, dificilmente conta com soluções capazes de atender demandas muito específicas. Isso pode inviabilizar algumas das suas rotinas de trabalho.

3. Apresenta ótima relação custo-benefício

Calcular apenas o custo de aquisição de uma tecnologia costuma ser um mau negócio. Alguns softwares baratos podem gerar retorno nulo ou até negativo à empresa, afetando seus resultados. O melhor, então, é pensar na relação custo-benefício.

Essa relação avalia o retorno obtido, tendo em vista o custo inicial. Quanto maior, melhor para a empresa. Nesse aspecto, o ERP personalizável tem grande destaque. Ele fornece máximo retorno ao negócio, visto que se ajusta às suas necessidades.

O mais curioso é que sistemas personalizados, construídos pensando na sua empresa, podem contar com um custo de aquisição muito próximo ao dos ERPs padrões. Por outro lado, seu retorno potencial é muito superior, deixando a organização em posição mais confortável.

4. Facilita a adaptação do time de trabalho

A aquisição de um ERP pode exigir a adaptação da rotina de trabalho, seja porque já se utilizava um antigo sistema, seja porque a empresa está começando a trabalhar de maneira digital agora. O ponto é: o processo de adaptação pode ser difícil.

Nesse aspecto, o ERP personalizável ajuda bastante. Ele facilita o processo de transição, fornece menos contrates em relação ao que já era feito no trabalho e ainda mantém alguns padrões. Assim, a adaptação à tecnologia pode ser mais parcimoniosa e bem-sucedida.

Isso tem uma série de implicações subsequentes, inclusive na motivação e bem-estar do time de trabalho. Quando o processo de transição é mais rígido, há um choque que é difícil para os talentos, o que pode dificultar a adaptação.

5. Acompanha o crescimento da empresa

Você provavelmente tem a expectativa de que seu negócio cresça ao longo dos próximos anos e ganhe uma fatia de mercado cada vez maior. Isso é ótimo. No entanto, o crescimento exige uma tecnologia escalável e que acompanhe as novas rotinas comerciais.

Softwares padrões podem, nesse aspecto, deixar a desejar. Eles contam com recursos específicos e nem sempre escaláveis. Se a sua empresa precisa adotar novos processos ou integrar novas unidades de negócios, pode precisar migrar para outro sistema.

Novamente, um ERP personalizável pode ajudar. À medida que seu negócio cresce, também é possível integrar novos módulos operacionais. Logo, será pouco provável que você precise migrar de sistema — o que custa bastante tempo e energia, além de dinheiro.

6. Potencializa a transformação digital

Não é novidade que o processo de transformação digital exige que negócios adaptem suas rotinas de trabalho e extraiam o que há de melhor da tecnologia. Caso contrário, podem perder em competitividade e ficar para trás da concorrência (o que não é desejado, é claro).

Felizmente, um ERP personalizável tem um forte impacto em termos de transformação digital. Como ele se ajusta às necessidades da empresa, pode abraçar os processos-chave do negócio e garantir suporte digital para os pontos mais importantes.

Além disso, deixa espaço para transformações digitais futuras, visto que, como vimos, o software pode agregar novos módulos. Assim, a digitalização do empreendimento torna-se um processo mais ágil, preciso e continuado, eliminando eventuais “gargalos” da transformação.

7. Gera mais eficiência operacional

Outro grande benefício está na eficiência operacional. Pense na eficiência como a precisão com que o trabalho diário é feito. Quando a eficiência é baixa, significa que recursos estão sendo desperdiçados e que a empresa está, gradativamente, perdendo competitividade.

Nesse aspecto, o ERP personalizável ajuda muito. Ele garante que a rotina de trabalho conte com o suporte da tecnologia e, portanto, seja mais bem conduzida. Em muitos casos, torna-se até possível automatizar rotinas e deixar o time focado nas atividades mais estratégicas.

Veja, agora você está por dentro do assunto. É importante destacar que, quando o tema é ERP personalizável, o Pirâmide 360 ganha destaque. Ele pode ser construído tendo em vista a realidade de cada empresa, também apresenta interface amigável e relatórios robustos que podem ser desenvolvidos pensando no seu empreendimento.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre ERP personalizável? É bem fácil, é só entrar em contato conosco e descobrir as soluções que separamos para você. Vamos lá!