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ERP para empresa Telecom: por que vale a pena implementar?

Negócios de telecomunicação lidam com um mercado bastante competitivo, dinâmico e ágil. Exatamente por isso, precisam modernizar suas operações e contar com ferramentas tecnológicas de ponta, como o ERP para empresa Telecom. Já ouviu falar no assunto?

Existem muitos benefícios ligados ao ERP, como a maior integração entre os setores da empresa, a melhoria do gerenciamento de contas, a otimização dos controles financeiros e a geração de relatórios completos, com indicadores financeiros e operacionais. Assim, a tecnologia fornece base para a melhoria da gestão e para o alcance de ótimos resultados.

Ao longo dos próximos tópicos, explicamos o que é ERP para empresa Telecom, quais suas vantagens e como escolher o melhor para seu empreendimento. Leia atentamente.

Afinal, o que é ERP para empresa Telecom?

O ERP é um software dedicado ao planejamento e controle dos vários recursos que fazem parte da empresa, como financeiros, materiais e até humanos. Seu nome vem do inglês Enterprise Resource Planning, que significa planejamento dos recursos empresariais.

Alguns ERP contam com perfil generalista e são aplicados a todo tipo de companhia, sem considerar seu modelo de negócio e peculiaridades. Isso é um problema, afinal, empresas são heterogêneas e contam com demandas únicas, difíceis de atender de forma genérica.

Um ERP para empresa Telecom é aquele desenhado para as necessidades do negócio, tendo por intuito atender o empreendimento de forma ampla e profunda. Dessa maneira, facilita as várias rotinas em telecomunicação, como gestão de contas e controle de infraestrutura.

De maneira mais ampla, em termos de digitalização, você pode pensar no ERP como uma espécie de “espinha dorsal”, pois centraliza o controle dos recursos, o monitoramento das métricas, a integração de novas tecnologias e a adaptação do negócio à Indústria 4.0.

Por que vale a pena implementar um ERP para Telecom?

A adoção de uma boa tecnologia ERP pode apresentar alto retorno sobre investimento, de modo que empresa e equipes de trabalho sejam beneficiadas. A questão é: por que vale a pena implementar um ERP para Telecom? Quais os verdadeiros benefícios envolvidos? Ao longo deste tópico, mostramos 5 razões para essa implementação. Veja!

Melhora a comunicação empresarial

Empresas de Telecom precisam ser hábeis em comunicação, seja com seu público interno ou externo. Mensagens fluidas garantem maior alinhamento, precisão e satisfação com os serviços. Por outro lado, uma má comunicação resulta em diversos problemas.

Nesse aspecto, o ERP potencializa a troca de informações, assegurando que as mensagens desejadas cheguem até seu destinatário. Isso facilita o diálogo entre setores, áreas e equipes. Também potencializa a relação com clientes no pré-venda, venda e pós-venda.

Aperfeiçoa os controles financeiros

Uma empresa de Telecom lida com aplicações de longo prazo, gastos recorrentes e contratos financeiros. Tudo isso pode tornar a administração financeira mais complexa e útil. Por consequência, exige controles mais refinados e adequados à realidade do negócio.

Novamente, o ERP ajuda muito. Bons softwares contam com módulos de controle focados na realidade da empresa, permitindo o registro do fluxo de caixa, a geração de relatórios financeiros, a construção de demonstrativos e a conexão com o departamento contábil.

Reduz falhas, erros e problemas

Ao longo do dia, é natural que uma empresa de Telecom lide com erros e problemas. Todavia, quando tais erros são recorrentes, os custos podem ser altos e até colocar em xeque a sobrevivência do empreendimento. Por isso, é preciso identificar e corrigir os gargalos.

O ERP para Telecom reduz erros e problemas ao melhorar os processos diários, tornando-os mais fluidos e bem alinhados. Também permite a automação de algumas etapas, sobretudo as mais burocráticas, permitindo que o time foque no que é estratégico para o crescimento.

Melhora o atendimento e a gestão de contas

Atendimento ao cliente é coisa séria e, dentro de empresas Telecom, é algo continuado. Os consumidores possuem contas que devem ser administradas ao longo do tempo, prezando uma relação longeva e lucrativa. Isso, claro, pode ser uma tarefa bastante complicada.

Aqui, o ERP atua como um canal para gerenciamento da base de clientes, manutenção de contas e monitoramento de indicadores. Também pode ser integrado a outras tecnologias, como softwares de atendimento (help desk), para potencializar cada contato com o cliente.

Gera relatórios gerenciais de ponta

Hoje, comenta-se bastante sobre a gestão orientada por dados (data-driven management), que consiste no uso de relatórios para melhorar as decisões diárias e maximizar os resultados do negócio. Se a gestão é desprovida de dados, baseando-se no “eu acho”, há grandes riscos.

Felizmente, o ERP para Telecom fornece uma série de dados e métricas sobre o negócio, suas rotinas e profissionais. Tais informações podem ser distribuídas em painéis de controle e/ou relatórios gerenciais. Assim, promovem uma visão mais ampla e bem embasada.

Como escolher um ERP para Telecom?

Veja que existem muitas vantagens no uso de ERP para empresa Telecom, o que justifica sua implementação. Agora, a questão é: como escolher o software ideal? Há muitas dicas úteis para escolher o sistema de gestão, sendo especialmente importante:

  1. verificar a especificidade do ERP;
  2. estudar a reputação e a disponibilidade do fornecedor;
  3. analisar a relação custo-benefício da solução.

Como explicado, alguns softwares são genéricos, enquanto outros são personalizáveis, de modo que podem ser customizados à realidade da sua empresa. Prefira sempre sistemas adaptáveis, que atendam sua empresa em profundidade e acompanhem seu crescimento.

Outro ponto importante é que, ao adotar um software ERP, você está iniciando um novo relacionamento. Eventualmente, precisará de suporte para tirar dúvidas, fazer ajustes ou atualizações. Portanto, avalie o fornecedor, sua reputação e seu grau de disponibilidade.

Por fim, lembre-se de que preço importa — mas não é tudo. Não adianta adotar um software barato, se ele não supre as reais necessidades do empreendimento. Então, busque por uma boa relação custo-benefício, de modo que equilibre preço com qualidade da ferramenta.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Sabe o que é ERP para empresa Telecom, por qual razão implementar essa tecnologia e como fazer uma boa escolha. Lembre-se sempre de que existem muitos benefícios, como melhores controles e mais fluidez no trabalho. Em última análise, tais benefícios ajudam a criar uma empresa mais próspera e competitiva.

E então, gostou do nosso artigo?! Aproveite para conhecer mais da nossa empresa e saber quais soluções em ERP podemos fornecer. É só entrar em contato conosco!