Ficou Interessado?

Blog

Entenda agora como funciona a gestão de infraestrutura de TIC

Em um amplo e diversificado mercado, a gestão de infraestrutura de TIC é uma prestação de serviço que contempla vários tipos de tecnologias, com foco na melhoria dos processos em sua empresa. Tudo é otimizado e os custos se reduzem consideravelmente.

Você já ouviu falar do assunto? É do que vamos tratar ao longo deste post. Confira!

Descubra o que é gestão de infraestrutura de TIC

Primeiramente, é importante informar que TIC é uma sigla que significa Tecnologias da Informação e Comunicação. O termo surgiu no Reino Unido, no fim dos anos 90, e se expandiu em razão da disseminação da internet e da transformação digital.

Em termos práticos, trata-se do processamento das informações que fazem parte do dia a dia de uma empresa, como hardware, software, tecnologias da comunicação, e-commerce, entre muitas outras. Em plena expansão, o setor é importantíssimo para inserir a sua companhia na vanguarda de todas as mudanças que estão acontecendo em um ritmo aceleradíssimo no mercado, como no caso da logística, que aumentou imensamente com o boom do e-commerce dos últimos anos.

Veja a importância do investimento

Contar com uma equipe que faça a gestão de infraestrutura de TIC faz a diferença pelo fato de o seu negócio manter a segurança nos processos, com a devida digitalização e com o acompanhamento da cadeia produtiva. Agora, um software reúne todas as informações e pode ser acessado de qualquer lugar que tenha internet, ou seja, o gestor faz acompanhamentos em tempo real de tudo que acontece dentro da companhia.

Portanto, trata-se de um serviço que envolve muitos profissionais, todos dedicados a auxiliarem na melhora dos resultados. Ou seja, os benefícios são muitos, como alguns que veremos agora.

Melhor interação com os clientes

Os trabalhos destinados por uma consultoria em TIC contribuem para melhorar a interação com os clientes pelo fato de ocorrer uma maior abertura no diálogo e também no entendimento das necessidades e dos desejos dos consumidores. Assim, é possível fazer com que a experiência seja incrível, havendo uma fidelização bem alicerçada, aspecto que está nitidamente ligado com o aumento no rendimento.

Além disso, é viável criar vários canais de comunicação com os clientes, agilizando o atendimento, o que diminui os índices de erros. Tudo acaba otimizando a comunicação, trazendo mais eficiência e mais transparência.

Maior segurança de dados

Atualmente, a segurança de dados é uma das principais preocupações das empresas e esse serviço faz parte da gestão de infraestrutura de TIC. Dessa maneira, dificilmente, hackers conseguirão invadir o sistema da sua organização e as informações dos clientes e dos fornecedores, assim como as internas, ficarão seguras.

Outro aspecto positivo é que os sistemas rodarão com eficácia, mantendo as operações sempre em pleno funcionamento, sem paradas que possam afetar o cumprimento dos prazos. Assim, os vírus não terão espaço para invadirem os servidores da sua companhia.

Aprimoramento dos processos

Ao contar com a tecnologia no dia a dia operacional do seu negócio, os processos serão aprimorados, com planejamento e organização de tudo que precisa ser cumprido. Mantendo a excelência, certamente, a credibilidade também aumentará, trazendo melhores resultados e mais acertos nas tomadas de decisões.

Redução de custos

Ao utilizar a tecnologia, inevitavelmente os custos são reduzidos, pois é possível fazer mais com menos. Dessa forma, haverá uma produtividade maior, otimizando o tempo de acordo com as pretensões do seu negócio.

As situações de risco serão mapeadas, evitando problemas que possam acontecer inesperadamente, ou seja, as perdas diminuem. Veja outros serviços disponíveis por meio da gestão de infraestrutura de TIC:

  • solução de problemas em redes, servidores e firewalls;
  • instalação de sistemas operacionais;
  • projeto de cabeamento;
  • instalação e manutenção do datacenter;
  • instalação, configuração e manutenção de servidores.

Portanto, como visto, a gestão de infraestrutura de TIC é um setor multidisciplinar que merece uma atenção especial em sua empresa. Afinal, trata-se de um investimento estratégico e altamente promissor.

E você? Quer sempre acompanhar as nossas novidades? Então, aproveite e curta agora mesmo a nossa página no Facebook!