Ficou Interessado?

Blog

Cultura organizacional: o impacto na produtividade dos funcionários

A cultura organizacional é um dos elementos mais importantes para o crescimento e sucesso nos negócios, bem como para a produtividade dos funcionários. Segundo Peter Drucker, pai da administração moderna, “a cultura devora a estratégia no café da manhã”.

Não por acaso, é cada vez maior o número de empresas que buscam moldar sua cultura de acordo com sua visão de longo prazo. Para tanto, utilizam-se de uma série de práticas, tais como a definição da missão e a contratação de talentos com competências específicas.

Pensando em tudo isso, criamos um guia incrível para você. Hoje, você vai entender com mais clareza como a cultura organizacional impacta na produtividade dos funcionários, contribui para o crescimento do negócio, além de conhecer algumas dicas a fim de otimizá-la em sua empresa. Confira!

A importância da cultura organizacional

Há muito tempo que se discute a importância da cultura, e esse assunto tem sido cada vez mais relevante nas companhias e universidades de todo o mundo. A verdade é que a cultura organizacional é uma grande força dentro da empresa, capaz de influenciar a todos que nela atuam.

Grosso modo, ela é representada pelo conjunto de crenças, hábitos e valores que são compartilhados internamente. Ela também pode ser vista como o DNA corporativo, que interfere no comportamento das equipes, áreas e unidades de um negócio.

Assim, quando bem-desenvolvida, é muito provável que ela impulsione os profissionais na busca por grandes resultados, servindo como uma grande “mola propulsora”. Porém, se mal-estipulada, pode afetar o alinhamento e o senso de prioridade dos colaboradores.

O impacto na produtividade e no crescimento dos funcionários

No livro “O Que (Realmente!) Funciona”, de William Joyce, Nitin Nohria e Bruce Roberson, 160 empresas foram acompanhadas por 10 anos, e o que as mais bem-sucedidas tinham em comum era uma cultura sólida.

O motivo é que uma cultura organizacional bem-definida contribui significativamente em diversas etapas dentro da empresa, como no próprio processo de recrutamento. Ao entendê-la, é possível contratar profissionais que tenham valores próximos aos da companhia, como: paixão pelo trabalho, cabeça de dono e comprometimento com os objetivos.

CTAhoriz-gestao-empresarial-integrada

O DNA corporativo também influencia na produtividade dos profissionais e equipes, visto que contribui para um melhor alinhamento e desenvolve um forte senso de prioridade. Assim, todos entendem os resultados esperados, bem como os valores que precisam ser abraçados.

Desenvolver a cultura é uma necessidade urgente dentro das empresas, especialmente para combater o baixo rendimento. Segundo uma pesquisa, apenas 39% do expediente é produtivo.

Principais práticas para otimização da cultura

Neste caso, um excelente exemplo é a AmBev, que tem uma cultura organizacional focada na alta produtividade. Seus profissionais são instigados a pensar como donos, pois os donos assumem resultados pessoalmente — esse é um dos principais pilares da companhia.

Para construir uma cultura, comece refletindo sobre sua declaração de missão, visão e valores. Avalie se a atual declaração está de acordo com a cultura desejada. Se estiver, ótimo, compartilhe com seus funcionários. Caso contrário, é o momento de remodelar a declaração.

Também é importante admitir talentos com o mesmo foco, afinal, a cultura organizacional é diretamente influenciada pelas pessoas que colaboram na empresa. Para uma boa contratação, use um software de análise de perfil comportamental, assim será possível saber se o candidato de fato tem os valores que deseja disseminar internamente.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Lembre-se sempre que a cultura organizacional impacta na produtividade dos funcionários, assim como nos resultados do negócio de um modo geral. Por isso, é preciso investir uma boa dose de tempo e energia para desenvolvê-la com sucesso.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este post suas redes sociais! Assim, seus amigos também ficarão por dentro do assunto.

Este é um Guest Post com a Solides.

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber