Ficou Interessado?

Blog

Como o tempo de inatividade e as interrupções prejudicam seus negócios

Por Delano Lins, Head de Negócios

Nos tempos de hoje, onde as empresas geram uma parte importante de sua receita online, é importante permanecer ativo e funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quando você passa por um período de inatividade por qualquer período de tempo, pode haver uma reação em cadeia negativa para suas operações de negócios. Com a maioria das empresas oferecendo produtos e serviços baseados em nuvem, o custo do tempo de inatividade é maior do que antes.

O tempo de inatividade e as interrupções podem afetar negativamente suas operações de negócios de várias maneiras, e nós as descrevemos aqui para que você possa implementar as medidas de prevenção necessárias para economizar tempo e dinheiro preciosos.

Perda de dados

O pior cenário quando você passa por interrupções é que os servidores de dados são vulneráveis à perda e exposição de dados. E isso terá consequências importantes para a segurança de seus clientes. Mesmo que o backup dos seus dados seja feito com segurança, quando seus sistemas ficam inativos, mesmo que por um curto período de tempo, isso pode causar pânico nos clientes e pode levar à desconfiança.

Uma das melhores maneiras de proteger sua empresa e clientes é por meio de data centers de colocation. Seus dados são armazenados em um servidor dedicado monitorado 24 horas por dia, 7 dias por semana em um dos data center. Suas soluções de dados oferecem infraestrutura tolerante a falhas destinada a recuperação de desastres mais simples e melhor proteção contra interrupções.

Perda de produtividade do funcionário

Conforme as empresas e indivíduos movem suas operações para o espaço digital, muitas vezes usando soluções baseadas em nuvem, eles se tornam mais vulneráveis quando ocorrem interrupções. Uma interrupção pode interromper todo o sistema de fluxo de trabalho e, como resultado, deixa os funcionários sem nada para fazer até que o problema seja corrigido.

Essas interrupções na produtividade podem ser caras para manter e, muitas vezes, você vai acabar pagando salários e salários, apesar de um dia perdido. A melhor coisa para garantir que seu negócio funcione sem interrupção é proteger o maior número de processos contra os possíveis efeitos que o tempo de inatividade pode causar.

Oportunidades perdidas

Para a maioria das empresas que vendem produtos e serviços online, as interrupções da rede resultam em clientes sendo capazes de fazer compras e menos clientes significa menos receita. Esse é especialmente o caso se sua empresa depende da conectividade de rede para entregar um produto ou serviço.

Os servidores travam o tempo todo e geralmente é porque eles estão sobrecarregados com o número de visitantes de um site. É especialmente o caso se ofertas de vendas ou por tempo limitado estiverem sendo oferecidas. É difícil prever quando o tempo de inatividade ocorrerá, mas a prática recomendada é estar o mais preparado possível.

Danos à marca

Outra maneira pela qual as interrupções podem prejudicar seus negócios é por meio da reputação de sua marca. Na maioria dos casos, o tempo de inatividade em uma rede é de curta duração e pode ser resolvido em tempo hábil. Mas, quando os clientes experimentam interrupções de rede frequentemente em seu site, sua confiança na capacidade de sua marca de fornecer um serviço é prejudicada.

Se sua empresa passa por períodos de inatividade frequentes, considere trocar de provedor. A reputação da sua empresa depende disso. Hoje, os clientes procuram os serviços mais convenientes e confiáveis – algo que pode ser encontrado em outro lugar, se não com você. Portanto, para interações positivas com a marca, priorize uma infraestrutura de conectividade moderna e confiável.

SLA

Seus clientes desejam a garantia de que você entregará produtos e serviços de qualidade quando precisarem. Algumas empresas fornecerão contratos de SLA de tempo de atividade que especificam remuneração financeira em caso de tempo de inatividade do servidor. O tempo de inatividade como resultado do software interno da empresa e o tempo de inatividade devido ao software de terceiros são duas coisas diferentes.

As cláusulas previstas no SLA devem ser claras e devem ser feitas distinções entre as duas se isso afetar a remuneração, o que garantirá uma experiência positiva para o cliente. Embora sua empresa possa ter direito a uma compensação em relação a este último, isso pode não ser suficiente para reparar os danos que sua marca sofreu devido a um acidente de terceiros.