Ficou Interessado?

Blog

Como o Software ERP Melhora o Business Intelligence

Muitos sistemas ERP fornecem inteligência de negócios reunindo dados e organizando-os em análises acionáveis. Essa inteligência de negócios pode fornecer melhores insights sobre a posição financeira da sua empresa e ajudá-lo a tomar decisões informadas. Isso não só resulta em aumento de capital, mas também pode criar uma cultura empresarial de visibilidade e confiança.

Recomendo buscar a funcionalidade de business intelligence que garante a integridade dos dados e aumenta a visibilidade dos dados entre os departamentos.

Como você aproveita ao máximo a inteligência de negócios? A seguir estão cinco dicas:

1. Desenvolva uma estratégia de migração de dados

Muitas empresas se concentram em simplesmente migrar dados antigos de seus sistemas legados para o novo sistema ERP. No entanto, é importante garantir que os dados no novo sistema suportem novos recursos de business intelligence. Isso não é possível sem uma forte estratégia de migração de dados ERP.

O desenvolvimento de uma estratégia de migração de dados ajuda a identificar e localizar dados essenciais que não existem em seu sistema legado. Por exemplo, seu sistema legado pode não ter as informações históricas de vendas no formato necessário para suportar o planejamento de demanda avançado.

2. Entenda quais insights os diferentes interessados precisam

Ao decidir quais dados migrar de sistemas antigos, recomendamos focar nos dados relacionados a negócios e tecnologia.

Isso é importante porque os CIOs geralmente têm uma visão de business intelligence muito diferente da de outros executivos. Enquanto os CIOs se concentram mais nos tipos de métricas de suporte interno, como o tempo médio de inatividade do sistema, os CFOs e COOs estão mais preocupados com os níveis de estoque e outras métricas mais voltadas para os negócios.

3. Foco na reengenharia de processos de negócios

Só porque os recursos de business intelligence oferecem mais possibilidades, não significa que os próprios recursos fornecerão os resultados reais. Na verdade, a reengenharia de processos de negócios é a verdadeira chave para gerar insights de dados.

A reengenharia de processos de negócios é importante porque garante que os processos sejam projetados para garantir que os dados corretos sejam capturados e utilizados.

Embora os dados em tempo real possam ajudá-lo a otimizar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, eles só podem fazer isso se os dados certos estiverem fluindo para as pessoas certas.

4. Foco no gerenciamento de mudanças (novamente)

Vale a pena repetir uma terceira vez porque é tão importante. Quando se trata de business intelligence, o gerenciamento de mudanças é importante porque os funcionários precisam adotar novos processos para permitir novas percepções de dados.

Por exemplo, se você deseja que os dados conduzam a melhores percepções do cliente, os funcionários que tocam na experiência do cliente precisam estar equipados para tirar proveito dessas percepções.

5. Avalie cuidadosamente os fornecedores de ERP

É importante entender se o seu sistema ERP possui recursos robustos de business intelligence.

Alguns fornecedores de ERP têm recursos de relatórios leves que eles vendem como verdadeiras ferramentas de business intelligence. Outros fornecedores possuem fortes recursos habilitados por bolt-ons. Ainda assim, outros possuem inteligência de negócios embutida.