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Como o Software ERP Melhora a Integração de Processos

Por Delano Lins, Head de Negócios

Em qualquer empresa, deve haver silos organizacionais. Quer sua empresa tenha silos de dados ou silos culturais, a implementação de software ERP pode ser uma das melhores maneiras de romper essas barreiras de isolamento. Na verdade, muitas empresas buscam projetos de ERP para melhor integrar funções isoladas, como atendimento ao cliente, produção, contabilidade e vendas.

Os silos costumam ser criados quando diferentes departamentos e locais de trabalho usam tecnologias e processos diferentes para inserir e analisar dados. Essa inconsistência cria silos de dados não padronizados e não confiáveis.

No entanto, a implementação de um sistema ERP integrado permite que os dados compartilhados de qualquer departamento sejam imediatamente sincronizados em todos os departamentos e locais. Por exemplo, se o departamento de vendas assinar um contrato para vender 500 unidades, o software ERP pode comunicar isso à manufatura garantindo que o estoque possa ser verificado e o trabalho possa ser agendado.

Os silos não são apenas um problema em termos de dados, mas também podem atrasar um projeto de ERP. Se sua empresa estiver isolada, diferentes departamentos, grupos de trabalho e locais provavelmente terão problemas com atividades-chave, como descrever os benefícios comerciais que fazem sentido para toda a empresa.

Portanto, é essencial começar a quebrar os silos organizacionais antes da seleção do ERP. Embora o software ERP ajude a quebrar ainda mais os silos, a base que você estabelece durante o gerenciamento de processos de negócios é crítica.

A seguir estão três dicas para começar a quebrar os silos organizacionais:

1. Padronize seus processos

Os diferentes locais da sua empresa terão diferentes processos de negócios, alguns dos quais precisarão ser padronizados. Outros processos devem ser localizados para atender às necessidades de cada entidade separada. Encontrar o equilíbrio certo entre processos padronizados e localizados é crucial quando uma empresa deseja manter sua vantagem competitiva, que pode ser ligeiramente diferente dependendo da localização geográfica. Em geral, porém, a padronização é benéfica para muitos processos de negócios, especialmente processos financeiros.

2. Integre seus processos

Recomendo uma abordagem para gerenciamento de processos de negócios, chamada mapeamento do fluxo de valor. Essa abordagem ajuda nossos clientes a descrever a interação entre as funções e eliminar processos sem valor agregado.

Ao melhorar seus processos, você deve envolver funcionários de todos os departamentos para obter uma compreensão das interdependências upstream e downstream entre os processos.

3. Garanta a adesão do funcionário

Os funcionários são mais propensos a adotar processos que eliminam silos quando entendem como esses processos os beneficiam pessoalmente e à empresa em geral.

Portanto, é importante comunicar aos funcionários o valor da colaboração entre departamentos. Essa comunicação de ERP deve ser informada por um plano abrangente de gerenciamento de mudanças organizacionais.