Ficou Interessado?

Blog

Programa de inovação: cinco armadilhas e como evitá-las

Por Delano de Valença, Head de Negócios 

Programas de inovação em grande escala podem transformar seus negócios. Com as metas certas, o financiamento e o apoio organizacional em vigor, vimos iniciativas produzirem soluções inéditas e descobrir fontes de receita surpreendentes e sustentáveis em apenas alguns meses (intensos e dedicados).

Claro, nem sempre é esse o caso. Como todo gerente de inovação sabe, nada é certo. Isso é especialmente verdadeiro para as inovações do Horizonte 3 evasivas, demoradas, transformadoras e muito desejadas. O financiamento pode ser puxado no meio do projeto, as prioridades de negócios podem mudar. Os avanços tecnológicos ou mudanças de mercado disruptivas podem resultar em soluções interessantes sendo redundantes antes mesmo de serem lançadas.

Mas existem coisas que você pode fazer para diminuir o risco de suas atividades de inovação. Aqui estão cinco das armadilhas mais comuns, juntamente com dicas para evitá-las.

Desalinhamento Estratégico

Todas as atividades de inovação de uma organização devem estar alinhadas com sua estratégia corporativa geral. Se aceleradores de inovação, sprints e programas de intraempreendedorismo obviamente não contribuem para as metas de longo prazo, eles perderão a prioridade muito em breve.

Infelizmente, o desalinhamento estratégico ocorre em muitas iniciativas de inovação. Quase metade dos respondentes de uma pesquisa recente da KPMG com inovadores corporativos indicou que seus esforços de inovação estavam apenas “um pouco conectados ou alinhados” ou “nem um pouco conectados ou alinhados” com a estratégia geral de negócios de sua organização. Apenas 40% sugeriram que seus esforços de inovação foram considerados estratégicos.

Então, por que ocorre o desalinhamento estratégico?

1. As organizações podem explorar soluções inovadoras pelos motivos errados (ou seja, investir em novas tecnologias simplesmente porque são de ponta e não porque estão resolvendo um problema atual).

2. Pode haver uma mudança de liderança resultando em diferenças de opinião e visão estratégica.

3. Uma mudança de contexto e falta de adaptabilidade.

4. Incapacidade de comunicar estratégias corporativas de inovação com eficácia (iniciativas mais elevadas com prazos mais longos podem parecer desalinhadas com estratégias corporativas imediatas).

5. A pessoa responsável pela implementação de iniciativas de inovação pode ter pouca ou nenhuma prática em criar uma narrativa que seja convincente o suficiente para ganhar força. Mas fazer isso é importante, não apenas para a adesão dos líderes, mas para otimizar recursos. Se as equipes não comunicarem os métodos de inovação em toda a organização, o que pode ser difícil para as multinacionais, elas podem perder a oportunidade de encontrar iniciativas semelhantes em execução em outros lugares. Isso pode levar a esforços duplicados e desperdício de recursos.

Como evitar?

Para evitar o desalinhamento estratégico e dar ao seu projeto uma chance maior de sucesso, incline-se a investir em projetos ou empreendimentos que utilizem um ativo organizacional, visem um mercado adjacente ou desenvolvam uma tendência ou tecnologia de interesse da organização.

Além disso, garanta que suas atividades de inovação sejam adaptativas e implemente investimentos e experimentações ágeis para atender às evoluções na visão da empresa. Mas, mesmo se você estiver há um ano e meio em um projeto que já absorveu um investimento considerável de tempo e dinheiro, esteja preparado para pivotar.

Reavaliar sua estratégia de inovação ao longo do caminho o ajudará a eliminar os riscos do projeto.

Recursos financeiros e humanos limitados

Sua organização precisa alocar pessoas e recursos dedicados para assumir a responsabilidade pelos projetos de inovação. Embora estejamos fazendo muito com pouco, as atividades de inovação facilmente perderão a prioridade e as equipes voltarão ao comportamento de rotina se tempo e dinheiro não forem reservados.

Obviamente, muitas empresas acham difícil vender esse cliente em potencial internamente. O recente relatório da Deloitte “The Innovation in Europe” descobriu que as empresas europeias muitas vezes relutam em formar parcerias para crescer Vincent Pirenne, CEO, Conselho de Inovação NY – Américas sua riqueza de recursos externos para esforços de inovação. No entanto, eles argumentam, é essencial que as empresas colaborem e se envolvam no compartilhamento de conhecimento com parceiros externos para promover um programa de inovação sustentável.

Além do mais, uma pesquisa de 2018 com CIOs, líderes de TI e tomadores de decisões financeiras de uma variedade de setores em todo o mundo descobriu que a maioria dos entrevistados concorda com “a importância da inovação e da transformação dos negócios”. A barreira? Convencer o conselho de sua organização sem evidências de um retorno “difícil” do investimento. Claro, é difícil produzir retorno sobre a inovação sem investimento em inovação. Embora 37% tenham indicado que a inovação resultou diretamente em aumento de receitas, 35% tiveram evidências de redução de custos.

Para evitar a armadilha de restrições financeiras às atividades de inovação devido à desaprovação do conselho, as empresas precisam desenvolver e disseminar uma cultura organizacional que incentive a tomada de riscos e a aceitação do fracasso para inovação e aprendizado. O desenvolvimento de um ecossistema de inovação é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para contornar as armadilhas de encontrar capital humano adequado para atividades de inovação.

Além do mais, a equipe de liderança da sua organização não deve apenas considerar liberar os recursos para as atividades iniciais de design de negócios, mas também pensar em como apoiar ainda mais o projeto vencedor após uma jornada de aceleração. É assim que as atividades se tornam resultados. Sem acompanhamento dedicado, o verdadeiro sucesso de mercado será difícil ou quase impossível de alcançar. Considere envolver uma unidade de negócios existente no processo, lance uma equipe de inovação separada fora da organização ou estabeleça parcerias.

Falta de governança e propriedade

Cada projeto ou solução deve ser apoiado por uma equipe pequena e ágil com responsabilidades claras. Se as funções estiverem confusas, as equipes perderão um tempo precioso se preocupando com as atualizações das partes interessadas, mudanças de processo e cronograma e reuniões de revisão. Isso não quer dizer que você não deva envolver as principais partes interessadas, mas sim que você deve ter o bom senso apenas para envolvê-los quando forem necessários.

A solução? Configure uma organização e um modelo de governança simples e estruturados. Cada membro da equipe deve ter KPIs e responsabilidades claros com base em metodologias comprovadas. E uma pessoa deve ser responsável, com a tarefa de manter o projeto nos trilhos e defender a causa da inovação, argumenta Phil Swisher em um artigo de 2019 para a Harvard Extension School. Nomear um líder de programa de inovação para:

  • Determine a alocação de recursos.
  • Administrar um motor de crescimento disruptivo que de forma consistente produz inovações que contribuem para o modelo de negócios.
  • Identificar mudanças nas circunstâncias e auxiliar na inovação equipes com adaptação a essas mudanças contextuais.
  • Ter as habilidades e liberdade para antecipar ameaças, explorar oportunidades perspicazes e ser responsável por assumir riscos com esforços de inovação.

Além disso, os membros do conselho devem abandonar a mentalidade tradicional de mitigação de riscos e, em vez disso, ser incentivados a desenvolver atividades de inovação informadas. O risco é uma parte inerente da inovação, por isso é fundamental que a cultura organizacional promova a exploração de novas ideias.

Equipes Homogêneas

Se sua organização contratar cinco versões do mesmo perfil, você pode acabar com uma equipe homogênea que não tem diversidade de opiniões e reforça preconceitos inerentes. Na verdade, uma equipe ruim matará qualquer grande ideia, e uma grande equipe matará qualquer ideia ruim (e permitirá que você gire para encontrar uma melhor)!

Embora a diversidade de temperamentos e opiniões possa levar a tensões, as organizações com programas de inovação bem-sucedidos são aquelas que estabelecem um ambiente no qual as equipes podem reconhecer uma diferença de opinião e abordagem, identificar quaisquer conflitos e trabalhar com eles de forma construtiva. Estudos mostraram que diversas equipes são mais inteligentes, mais criativas e mais completas em suas análises.

Para formar uma boa equipe, você precisará trazer uma variedade de perfis diferentes. Certas mentalidades e habilidades irão agregar valor em diferentes estágios de maturidade de um empreendimento.

Sem Impacto nos Negócios

Um projeto deve sempre contribuir para o crescimento de uma organização, produzindo valor no longo prazo. Isso pode parecer senso comum, mas o preconceito de confirmação (em que as pessoas procuram dados que apóiem suas crenças pré-existentes) costuma atrapalhar.

Ter um problema que vale a pena resolver é uma coisa, mas é importante entender e validar o tamanho do mercado desde o início. Caso contrário, você pode perder tempo desenvolvendo uma solução sem nenhuma indicação se existe um mercado grande o suficiente para ela.

É por isso que alertamos consistentemente as equipes contra se apaixonar por suas ideias. Se você estiver muito apegado a um conceito, ficará mais inclinado a ignorar problemas no modelo de negócios.

A questão é: como você pode verificar se há mercado suficiente para garantir que sua solução seja valiosa para o negócio? Ferramentas simples como o kit de modelo de negócios, plano de validação de negócios e calculadora de números aproximados podem ajudá-lo a superar isso em um estágio inicial.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 48 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.