Ficou Interessado?

Blog

Atividades essenciais: como tornar-se indispensável no mundo dos negócios?

Por Juliana Nascimento – Analista de Marketing e Comunicação Procenge

Com o início da Pandemia do Coronavírus em meados de março, aqui no Brasil, muitas medidas foram criadas para controlar a curva de contaminação.

Além do receio em relação ao inimigo desconhecido e de todos os problemas sociais agravados pela chegada do vírus, uma pergunta começou a ser feita: o que, de fato, não pode parar?

Neste artigo, vamos entender um pouco sobre o conceito de essencial e como sua empresa pode incorporar alguns aspectos na rotina para se manter relevante para os clientes.

banner guia do ERP

Atividades essenciais

Com o novo Coronavírus, o conceito de “essencial” foi altamente discutido ao longo de várias semanas.

Diante disso, o Governo Federal criou o Decreto 10.282, que define os serviços públicos e atividades essenciais como “aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”.

A lista é extensa e inclui, por exemplo, Serviços Postais, Transporte, Telecomunicações, Internet e Tecnologia. Então, uma forma de extrair insights do que pode ser aproveitado na sua empresa é perguntar: o que eles têm em comum? Quais características fazem esses segmentos se tornarem atividades essenciais?

O que é essencial para seu público?

De acordo o dicionário Michaelis, essencial é:

1 Que constitui a parte necessária de algo; indispensável. 2 Que existe como parte inerente de algo ou de alguém. 3 Que é a parte mais importante em alguma coisa; fundamental.

Levando em consideração a subjetividade da palavra, algo essencial para um grupo de pessoas pode não ser para outro. Cortar o cabelo pode ser algo inegociável para uns e totalmente indispensável para outros, por exemplo.

Esse pode ser um ponto de partida para repensar sua estratégia. Meu produto ou serviço é indispensável para algum grupo? Ele pode ser melhorado ou ampliado? Quem faz parte desse grupo? Como posso me tornar necessário para determinado nicho? Essas são algumas perguntas que você pode fazer para encontrar pontos de melhoria no seu negócio.

Como ser indispensável?

Pense agora em quais serviços e produtos você não abre mão na sua rotina pessoal e na sua empresa, mesmo em épocas de crise. Pensou? Então vamos conferir agora algumas dicas de como identificar quais características desses negócios podem ser implementadas no seu produto ou serviço.

Ouça seus clientes

O primeiro passo antes de sair à procura de possíveis respostas para se tonar essencial é olhar para dentro. Escutar as necessidades dos clientes pode parecer clichê, mas se realizada da forma correta, torna-se uma verdadeira fonte de dados para tomar decisões mais assertivas.

Lembrando que, apenas quem tem contato com o serviço ou produto vai poder apontar com propriedade oportunidades de aperfeiçoamento, assim como benefícios essenciais da sua marca. O foco é a eficiência operacional.

Esteja atento às tendências

Após entender as necessidades dos clientes é preciso ampliar as referências.

As tendências de mercado e de comportamento são fontes inesgotáveis de informações que podem ser aplicadas no seu negócio. Afinal, tudo o que existe hoje, provavelmente foi tendência em algum momento.

Antecipando-se a elas, é possível criar estratégias que não só atendem o público no presente, mas que podem ser tornar fundamentais em um futuro próximo baseado na transformação digital. Os serviços de cloud, streaming são um exemplo disso.

Adapte-se!

Outra dica importante é adaptar-se ao contexto. Ou seja, que necessidades meu serviço/produto não atende e pode passar a atender? É claro que é preciso ser possível e ter uma ligação direta com a atuação da empresa, mas foque nos problemas que podem ser resolvidos, de preferência personalizando o atendimento e a solução.

Agora é com você! Crie uma rotina de tarefas para sua estratégia e torne sua marca indispensável para seus clientes.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber