Ficou Interessado?

Blog

Saiba quais os objetivos e a importância da área de controladoria!

Um fator que prejudica bastante a manutenção e a continuidade das empresas é a falta de um planejamento eficiente. Além disso, a consequente impossibilidade de ter uma visão completa dos processos do negócio também está presente. Portanto, o ideal é contar com uma boa área de controladoria, para que isso não aconteça.

Afinal, trata-se de um ramo da contabilidade que tem a finalidade de realizar uma gestão administrativa e orçamentária efetiva. Isso é possível por meio da aplicação de vários métodos para auxiliar os demais setores da companhia e suas operações. Assim, o objetivo é proporcionar uma melhor tomada de decisão.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar os principais pontos sobre o assunto. Continue a leitura!

Quais são os tipos de controladoria existentes?

Existem dois tipos de controladoria: administrativa e contábil. Conheça melhor cada um!

Controladoria administrativa

Tem o objetivo de prezar pelo funcionamento adequado da empresa e gerenciar a integração dos departamentos entre si, com base no orçamento e nos objetivos do negócio. Assim, coleta dados relevantes de cada setor (por exemplo, investimento, lucro, gastos, entre outros) para a elaboração de um planejamento eficiente.

Controladoria contábil

Também tem um papel indispensável na tomada de decisão, tendo em  vista estar ligada à gestão financeira da organização. Assim, é possível realizar a Controladoria Contábil por meio da coleta e da disponibilização de informações para a aplicação das melhores ações. Além disso, de organizar as contas de acordo com o projetado por cada área, alinhando com os propósitos da empresa.

Devido às qualidades de cada um desses tipos, é importante colocá-las em prática em conjunto para o alcance de um melhor resultado.

Quais são as principais funções da área de controladoria?

Várias são as funções na área de controladoria. Veja, a seguir, algumas delas!

Apoio ao planejamento operacional

Dessa maneira, aplicam-se as ações planejadas de forma estratégica, considerando os fatores externos e internos da companhia, além de projetar medidas essenciais para alcançar os objetivos.

Além disso também é possível realizar um detalhamento das operações. Desse modo, insere-se uma projeção de despesas, receitas e faturamentos, levando em conta do que cada setor necessita para atingir os resultados em um tempo determinado.

Gestão contábil e de custos

Por meio dessa gestão, fica mais fácil obter dados para criar planos econômicos que vão contribuir para as decisões do planejamento estratégico. Além do mais, existem outras funções, como mapear os custos, manter o controle por departamento, monitorar um possível desalinhamento sobre o desempenho esperado, identificar falhas, simular cenários, entre outros.

Auxílio no plano estratégico

Essa atividade é focada na alta administração do negócio. Portanto, ela tem como finalidade estruturar medidas e métodos em longo prazo para alcançar os objetivos e as metas do negócio.  Ou seja, por meio da análise de aspectos internos e externos, como por exemplo, a análise SWOT.

Nesse cenário, a Controladoria tem o papel de disponibilizar um plano estratégico com dados relativos a todos os departamentos da organização em geral. Simplificando o momento de tomar decisões.

Controle da organização

Neste contexto, o objetivo é controlar e definir padrões para análise e monitoramento das práticas desenvolvidas dentro da empresa e que ajudam a acompanhar sua eficácia. Por isso, a Controladoria deve observar quais são os resultados da empresa, quais práticas estão sendo realizadas, se os objetivos atingidos estão condizentes com o que foi proposto e mais.

Como estruturar esse processo?

Cada instituição pode estruturar sua área de controladoria da forma que achar melhor. No entanto, é necessário compreender a importância desse processo. Afinal, é preciso cuidado para executá-lo.

Assim, é possível definir diversos direcionamentos, seja para servirem como ajuda estratégica para a presidência, seja para manter a ligação ao setor financeiro. Em outras palavras, serve para preservar os cuidados com as atividades relacionadas a esse tipo de questão (um dos modelos mais usados), entre outros.

Quais os benefícios da área de controladoria?

Entre suas principais vantagens, estão:

  • criação de orçamentos e previsões de negócios;
  • elaboração de projetos;
  • controle da contabilidade fiscal;
  • monitoramento do setor financeiro;
  • estruturação do planejamento tributário;
  • auxílio nas tomadas de decisões etc.

Agora que você entende um pouco mais sobre a área de Controladoria, é importante contar com um sistema que ofereça recurso para gerar dados/informações e relatórios gerenciais seguros de todas as áreas da empresa em tempo real. A plataforma Pirâmide 360, é ideal para isso. Isso porque ela permite uma visão completa capaz de colaborar para uma tomada de decisão mais precisa.

Quer conhecer um pouco mais sobre a nossa solução? Então, entre em contato com a gente e esclareça as suas dúvidas!

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.