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Aprenda a identificar as melhores oportunidades de negócio

Em um mercado tão competitivo, encontrar oportunidades de negócio pode representar um desafio e tanto. Ainda assim, essa é uma busca extremamente valiosa e que não deve ser deixada de lado.

Uma empresa que se concentra apenas em dar continuidade aos processos que já são aceitos pelo mercado pode ser surpreendida com uma mudança repentina de comportamento de seu público-alvo. Nesse caso, correr atrás do prejuízo acaba sendo muito mais difícil do que adotar uma cultura voltada para a inovação.

Esse é o segredo: criar um ambiente propício para identificar oportunidades. Quer dicas para conseguir isso? Então, acompanhe!

Acostume-se a observar

Os eventos acontecem o tempo todo, e é assim que as oportunidades aparecem. Quando você se acostuma a prestar atenção no comportamento das pessoas, nas soluções apresentadas a elas e na dinâmica da sociedade como um todo, começa a enxergar brechas que podem gerar possibilidades.

Exemplos para isso não faltam: empresas, como a Uber, a Netflix, entre outras, surgiram justamente de demandas que foram identificadas e resolvidas em modelos inovadores de negócio. O segredo é observar.

Não se considera um bom observador? Não tem problema. Crie meios para ajudar na sua busca. Passe a observar o fluxo de pessoas, perceba como são seus costumes, a frequência de determinados hábitos, o que esse público anseia e, então, encontre o que isso pode ter a ver com a sua empresa.

Invista em pesquisas

Identificar o comportamento do consumidor para, em função dele, visualizar oportunidades, é algo muito antigo, mas que funciona incrivelmente bem. Para tanto, trabalhe com pesquisas, pois na busca por informações, quanto mais criterioso você for, melhor. Trabalhar com dados é muito melhor e mais inteligente do que fazer adivinhações.

Você pode recorrer a pesquisas públicas feitas por órgãos e entidades, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Além disso, pode investir em pesquisas particulares, desenvolvidas por profissionais qualificados, para identificar no universo do seu público aquilo que você precisa.

Entenda o mercado em que atua

Boas ideias costumam vir do entendimento dos problemas que fazem parte da realidade das pessoas. Concentre-se, portanto, no mercado em que atua, buscando problemas para, então, agir em sua resolução.

Você sabe tudo sobre o seu produto ou serviço e já tem estratégias para lidar com o público-alvo, mas não sabe tanto sobre as soluções da concorrência? Erro grave. É preciso ter atenção especial àquilo que seus adversários podem fazer para saber se uma determinada solução da sua empresa tem como ser realmente útil para o consumidor.

Práticas como o benchmarking, nesse sentido, são especialmente importantes, pois dão a você conhecimento adequado a respeito dos diferenciais dos seus concorrentes.

Identifique erros cometidos pelas empresas

Boa parte dos empreendedores segue um caminho conhecido na busca pelo seu espaço: eles desenvolvem uma solução e, posteriormente, tentam criar mercado para ela. Isso pode dar certo ou não, dependendo da estratégia adotada.

Agora pense no sentido contrário, ou seja, em analisar o mercado para, em função das deficiências apresentadas pelas empresas, apresentar uma solução eficiente. Não parece mais lógico? Pois é. Basta inverter a maneira como vê as coisas. Se você se concentrar nas demandas, naturalmente sua solução será melhor aceita. Assim, comece a pensar dessa forma e identifique oportunidades.

Conheça quem não consome seus produtos

Muitas vezes, os empreendedores ficam tão envolvidos com os processos do dia a dia e com a produtividade das empresas que não param para pensar em questões óbvias. Acredite: uma simples mudança na maneira de enxergar as coisas pode transformar sua ação profissional.

Se você se concentrar em compreender os problemas de quem rejeita a sua solução, pode encontrar um caminho para otimizar o seu produto e inovar no mercado. A questão é mudar o ponto de vista. Estar aberto para críticas  e buscar o feedback para melhorar são posturas úteis na busca pelo novo.

Agregue valor a algo que já existe

Quer aumentar suas chances de começar um negócio de sucesso? Então, suba nos ombros dos gigantes. O que isso quer dizer? Que você não precisa somente de ideias geniais. Basta identificar boas soluções que podem ser melhoradas e investir de forma a agregar valor a elas.

Não parece mais fácil do que começar do zero? E é! Pense em empresas que aperfeiçoaram soluções de concorrentes. Você sabia que foi a Kodak que criou a tecnologia das câmeras digitais e que, por não conseguir se adaptar a esse mercado, a empresa, que foi uma das maiores do mundo, foi à falência? O exemplo da Kodak mostra que saber agregar valor a soluções já existentes é até mais interessante do que ter ideias brilhantes.

Conheça o downgrade

Downgrade é quando um produto ou serviço oferecido para um público com maior poder aquisitivo passa a ser simplificado a fim de atender à demanda de um público com menor potencial financeiro. A lógica é muito simples: é possível vender para um público mais sofisticado, mas também para um público que já seria bem atendido com soluções mais simples. Os resultados dependem dos seus esforços.

Existem vinhos baratos e vinhos caros produzidos por uma mesma vinícola. A questão aqui é identificar demandas. Se você acredita que pode trabalhar na oferta de uma versão mais simples de algo sofisticado, comece a inovar. Essa pode ser a oportunidade que procura para encontrar maior espaço no mercado.

Agregue ou separe itens

Soluções no estilo 2 ou 3 em 1 são ótimas para fazer com que uma empresa marque presença no mercado. É interessante notar como as pessoas se comportam nos supermercados diante de produtos como o mix de ketchup, mostarda e maionese. Temos vários outros exemplos: celulares que vêm com câmeras e outros recursos, jogos de cama, entre outros.

Da mesma forma, a separação de itens costuma funcionar quando todo o mercado passa a fazer coisas parecidas. Para que comprar um kit com detergente e cera para carros se o que você precisa é somente de um bom detergente?

A questão é ficar de olho naquilo que pode ser feito, no espaço que “as prateleiras oferecem”. Perceba que isso também tem a ver com observação, ou seja, cabe ao empreendedor enxergar o que está em falta. Analisar sobre a lógica do que pode ser agregado ou separado é uma ferramenta válida para tanto.

Especialize-se em determinado nicho

Se você se dedicar a um segmento específico de mercado, pode concentrar seus esforços em entender o que essas pessoas procuram e trabalhar nas soluções para facilitar a vida desse público em especial. É uma alternativa válida, pois permite à sua empresa se tornar confiável diante de um cliente recorrente e gerar fidelização.

Isso depende de um amplo entendimento do comportamento do consumidor e de uma estratégia para se especializar em atender às suas necessidades. Certamente, diante de uma oportunidade que aparecer, ainda que você não seja a primeira pessoa a identificar, será a mais confiável para apresentar novas soluções.

Enfim, encontrar oportunidades pode parecer difícil, mas não é impossível. Tenha uma estratégia e atue em função dela para colher os frutos.

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