Ficou Interessado?

Blog

Foco nas pessoas e inovação marcam os 49 anos da Procenge

Pelo segundo ano consecutivo, o aniversário da Procenge será comemorado de forma remota. Desde março de 2020, os colaboradores estão trabalhando nesse modelo, que foi adotado de forma definitiva pela empresa.

Junto com os desafios, a empresa percebeu também oportunidades. Uma delas é a chance de se conectar com pessoas de vários lugares do país. As oportunidades de trabalho foram ampliadas e profissionais além de Recife – cidade onde a sede está ancorada – já fazem parte do time com mais de 180 colaboradores.

Celebração 49 anos

Em 2021, a Procenge chega aos 49 anos de presença no mercado das empresas de tecnologia da informação. Este ano, para celebrar as quase cinco décadas, apresenta oficialmente, no dia 29 de outubro, seu novo escritório no Empresarial Tech Hub, na Av. Rio Branco, 139, no Porto Digital, no Recife, e divulga entre os colaboradores o resultado final do Procenge Challenge, hackathon interno que tem o objetivo de valorizar o braço de inovação na sua principal solução: o Pirâmide 360. O evento vai premiar as três equipes que apresentarem as melhores soluções para o desafio proposto pelo corpo diretivo.

José Claudio Oliveira | CEO Procenge

“Arrisco-me a dizer que é muito significante que a empresa chegue tão longe. A alta mortalidade infantil das empresas, comum  no Brasil e, principalmente, a partir de uma época em que não havia referência para empresas de tecnologia, fazem dessa longa jornada, algo realmente, de muito valor. Construir a imagem da empresa brasileira de software e de serviços de informática não foi uma tarefa trivial. Era algo absolutamente novo e com poucas referências internacionais, inclusive. Alguns outros, no Brasil, lançaram-se nesses mares desconhecidos e muitos naufragaram”, comenta José Cláudio.

A história da Procenge é de invenção e reinvenção diante das intensas e constantes mutações da tecnologia e também por atravessar um dos períodos mais turbulentos e incertos da economia brasileira: a hiperinflação, entre outras crises mais recentes. “Poucos, nascidos a partir do fim do século XX, conseguem compreender o que era manter o curso firme dentro daquele mar revolto. Hoje, vemo-nos diante de outro lance de mudança histórica, com projetos ambiciosos na área de produtos e mercados”, comentou. Para ele, a empresa ter surgido no Recife é uma marca importante, para a sociedade que evoluiu para uma fatia de serviços sofisticados e colocou a cidade em destaque em um segmento que não existia antes e emergia na época.

“Já iniciei na Procenge no modelo home office que, para mim, é um formato excelente de trabalho. Tenho uma filha de quase 4 anos e consigo acompanhar de perto seu desenvolvimento. Abri as portas da minha casa para a Procenge e a empresa abriu a sua de volta. Para mim, isso não tem preço.”, conta Rebeca Morais, Analista de Gestão de Pessoas.

Já para Júnio Leonardo, Engenheiro de Software que reside em Belo Horizonte, “o home office trouxe a oportunidade de atuar em uma empresa do Porto Digital, conhecer novas pessoas e aprender junto com elas”, destaca.

Os próximos anos da Procenge começam apoiados por um ambicioso projeto que pretende alavancar a empresa para um futuro ainda mais significante. “Desenvolvemos agora, um novo conceito em relação ao Pirâmide 360, produto que tem sido o nosso carro chefe nos últimos anos. Deslocamos o ERP do seu terreno de sistema integrado, apenas de back office, para um outro, que integra tudo: o back office com os aplicativos personalizados, associados com as atividades fim do usuário. Ele passa a ser uma plataforma de aplicações tradicionais que também oferece microsserviços já testados para a formulação de, e integração com, aplicativos personalizados. Tudo está associado a uma plataforma de desenvolvimento no code/ low code, reduzindo custos e prazos para disponibilização dessa personalização”, explica o CEO da empresa de TI.

Para isso, também estão contando com a participação direta dos colaboradores. “Fazer parte de um programa de inovação como o hackathon tem sido uma grande experiência. Além de trabalhar integrada a outros setores, estou tendo a oportunidade de viver a inovação de forma crua, pensando como resolver problemas complexos por meio das nossas soluções”. Detalha Fernanda Bastos, Analista de Marketing da Procenge.

Atualmente, a Procenge conta com mais de 200 clientes em todo o país, principalmente Norte e Nordeste, e em diversos setores como agronegócio, logística, comércio e distribuição, saneamento, educação, serviços, indústria, tecnologia da informação, gás natural, jurídico e terceiro setor. 

Procenge anuncia investimentos para celebrar 48 anos

A data está sendo celebrada com a campanha “Abrace o novo”, que propõe que pessoas e empresas acolham mudanças, quebrem paradigmas, evoluam e se abram à novas possibilidades promovidas, principalmente, pela transformação digital. 

A companhia anunciou que está investindo na evolução dos produtos e serviços que oferece ao mercado corporativo por meio da evolução da sua principal solução, o ERP Pirâmide, para o Pirâmide 360. 

Para isso, tem estabelecido novas parcerias e ampliado sua área de desenvolvimento, abrindo novas vagas para funções como engenheiro de software e de testes. Também tem investido em capacitações permanentes para a equipe, na área de qualidade e em metodologias ágeis.  

“Não é trivial para uma empresa de tecnologia alcançar esta dimensão e, mesmo com o alto significado dessa data, tenho dito que o que importa é o futuro. A Procenge está num processo de intensa renovação e de inovação nos seus produtos, que, cada vez mais vão auxiliar os nossos clientes na sua disrupção digital e na alavancagem dos seus negócios.”, declarou José Cláudio de Oliveira, (foto), CEO da Procenge.

Recentemente, a companhia também anunciou a contratação de seu novo executivo de negócios, o pernambucano Delano de Valença Lins, que vai ajudar a empresa na expansão do seu alcance de atuação. Delano chegou à empresa depois de atuar por 28 anos junto a companhias internacionais, para liderar a entrega de resultados dos negócios que entram em nova fase com a plataforma de soluções de gestão personalizadas, Pirâmide 360, atuando em áreas como Agronegócio, Indústria, Logística, Saneamento, Serviços, Comércio e Educação, entre outras. 

 

Procenge comemora 47 anos de olho no futuro

No último dia 24 de outubro, Diretoria e colaboradores comemoraram os 47 anos da Procenge.

Além de reafirmar o compromisso de oferecer soluções com alto desempenho para seus clientes, a Procenge deseja ressaltar que a tecnologia é primordial para gerar mais produtividade e fluidez nos processos, mas são as pessoas (clientes, colaboradores, parceiros) as responsáveis por fazer as coisas acontecerem.

Além do tradicional bolo e do parabéns, José Claudio, CEO da Procenge, agradeceu a todos pela presença e convidou nosso estagiário de Marketing, Ítalo Maxwell, para recitar um Cordel da sua autoria sobre a história e o Futuro da Procenge. Confira:

Cordel do Futuro – Procenge

Boa tarde, minha gente
Uma história vou contar
O assunto é importante
A narrativa é marcante
Temos uma aniversariante
Da Procenge, vou falar

Sendo seu aniversário
Merece toda honraria
Homenagem, bolo e festa
Cordel e muita alegria
Foto que só a mulesta
Trabalhar numa empresa desta
A honra aqui é minha

O que não é claro em palavras
Com números se esclarece
De pessoas, mais de 100
De anos, 47
O Pirâmide é 360,
E o tanto que a inovação esquenta
Ela aqui já não se mede

Se você puxar o laudo
Pode até se assustar
Do tanto que a Procenge mudou
Do que já se reinventou
Só olhando pra constar

Um dia mexia com banco
Outro dia com estrada
Já apurou até eleição
Com uma rede discada
Já forneceu internet
A inovação hoje se repete
É com solução personalizada

Com tanta história de coragem
Só botando numa resma
E a Procenge só começou:
É preciso mudar muito
pra ser sempre a mesma

Pra frente só faz sentido
Quando se olha pra trás
É hora de derrubar muro
De trabalhar duro
Conhecendo o passado
E construindo o futuro

A Procenge tá lá na frente
Visando o pessoal
Percebeu que o futuro e presente
Quando mais cedo se atente
Na verdade, é digital

Digital essa do dedo
feito de carne e osso
Da jovem e do coroa
Da mulher e do moço
De gente que acredita
Que faz e não exita
E verdade seja dita:
o caminho é o esforço

Por fim, agradecer
A todos dessa empresa
Que do térreo ao 4° andar
Empenham muita destreza
Sem se esquecer
Seja eu, seja você
Que aqui é lugar de gente
E essa é a beleza

47 anos é pra quem sonha
É o tempo de estar maduro
Onde a regra é inovar
E de um jeito seguro
É ter gente que faz
Que sabe de frente pra trás
Como vai ser o futuro.

Veja algumas fotos: