Ficou Interessado?

Blog

8 etapas para a criação de uma linha de produção industrial alimentícia

Não há dúvidas da importância da linha de produção para uma empresa, tendo em vista se tratar do local onde os produtos são desenvolvidos em série, por meio de uma sequência de práticas específicas e repetitivas, seja por meio do trabalho manual dos colaboradores, seja com o auxílio de equipamentos tecnológicos. Sendo assim, requer qualidade, agilidade e um bom gerenciamento de recursos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo a fim de apresentar etapas fundamentais para a criação de uma linha de produção industrial alimentícia. Confira!

1. Realize um mapeamento

É essencial conhecer bem como funciona o processo de produção. Para isso, é importante mapear desde a entrada da matéria-prima na indústria até a sua distribuição, envolvendo todas as atividades de fabricação, etapas e os colaboradores responsáveis pelas funções. Assim, fica mais fácil identificar falhas e descobrir pontos de melhoria capazes de reduzir o tempo de produção.

2. Faça testes

Antes de iniciar a fabricação do produto, é necessário testar a sua receptividade por parte do público-alvo com o intuito de entender se a ideia vai funcionar na prática. Isso é importante para conferir a aceitação e a concretização do item, além de evitar desperdícios com algo que não vai atender a demanda por não ser de interesse dos consumidores.

3. Invista no desenvolvimento

Nesta fase, é preciso levar em consideração o mapeamento e os testes realizados, de forma a desenvolver um produto que não traga problemas no futuro, como ultrapassar os recursos disponíveis, não dar o lucro pretendido, entre outros.

4. Conte com uma gestão efetiva

De nada adianta focar nos processos para criar uma boa linha de produção se não houver uma gestão eficiente. Com a sua implementação, a indústria consegue padronizar os processos, gerar e acompanhar os relatórios a respeito das tarefas e dos resultados, entre outras informações relevantes.

5. Tenha equipamentos de qualidade

Os equipamentos precisam ser atualizados e capazes de atender as demandas do negócio. Afinal, máquinas obsoletas podem ocasionar perda de tempo, além de provocar o desperdício de matéria-prima. Dessa forma, invista em equipamentos que favoreçam os processos contínuos e não necessitem de manutenção frequente, com o intuito de evitar que a linha de produção fique parada e gere prejuízos.

6. Implemente a tecnologia

Quando o assunto é inovação tecnológica, temos que falar da automação dos processos de acordo com as particularidades de cada indústria. Nesse caso, a questão principal é usar o mapeamento das etapas da linha de produção. Depois, é necessário contar com empresas especializadas para desenvolver soluções personalizadas com foco em proporcionar o melhor da tecnologia para os processos executados.

7. Capacite os colaboradores

O treinamento dos colaboradores é bastante importante para reduzir desperdícios, fomentar o aperfeiçoamento e manter a produtividade. É possível oferecer palestras, workshops e outros tipos de capacitações, de forma a contribuir para que todos os integrantes da equipe entendam o motivo pelo qual precisam estar com os conhecimentos e as habilidades atualizados.

8. Busque pela melhoria contínua

Buscar continuamente por melhoria é uma forma de identificar soluções para conduzir a linha de produção cada vez melhor , tornar as tarefas mais seguras e ágeis e gerar resultados mais satisfatórios para o negócio. Entre as ferramentas que podem ser utilizadas estão o kaizen, o lean manufacturing, o diagrama de ishikawa etc.

Conseguiu compreender o que pode ser feito para criar uma linha de produção eficiente? Colocar as dicas apresentadas em prática na indústria alimentícia é essencial para evitar possíveis consequências, como falhas no desenvolvimento do produto, perda de tempo, desperdícios e demais aspectos que podem ser prejudiciais aos resultados alcançados.

Gostou deste artigo? Então, aproveite sua visita para ler “Guia prático para entender e otimizar a produtividade na empresa” e saiba mais sobre o tema!