Ficou Interessado?

Blog

5 próximos casos de uso empresarial para AR / VR

Por Delano Lins, Head de Negócios

A Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR) já estão perturbando a maneira como os humanos interagem, tanto pessoalmente quanto por diferentes meios. Ambos AR e VR já existem há algum tempo, mas depois de uma série de falsas partidas, finalmente parecem prontos para o horário nobre em pelo menos cinco setores:

Jogos, lazer e entretenimento Com a RV, as pessoas podem mergulhar no outro lado da tela, onde podem experimentar um mundo totalmente novo de uma perspectiva diferente. E com a RA, jogos e entretenimento são sobrepostos ao ambiente da casa de uma pessoa, trazendo o mundo virtual para o real. As pessoas não terão mais que deixar o confinamento de suas casas para assistir a um jogo, filme ou show, já que a tecnologia traz tudo isso diretamente para a sala de estar.

Comércio eletrônico e varejo Para aumentar a experiência de compra online, os varejistas agora procuram adicionar showrooms virtuais onde os clientes podem experimentar e acessórios em um ambiente virtual e visualizar modelos 3D vestindo os produtos em tempo real. Isso cria canais totalmente novos e, ao mesmo tempo, aprimora a experiência do cliente, tornando-se uma ferramenta fundamental para o setor de varejo.

Cuidados de saúde O setor de saúde foi um dos primeiros a adotar essa tecnologia. A aplicação de aplicativos de RA está em constante evolução. Eles já estão sendo usados para ajudar os pacientes a identificar seus sintomas e até mesmo demonstrar como os dispositivos médicos funcionam. Além disso, a convergência de RV, tecnologias de jogos e métodos de imagens médicas dá aos médicos a capacidade de olhar para um gêmeo digital dos órgãos de um paciente de uma maneira não invasiva.

Imobiliária Com a ajuda do AR / VR, os possíveis compradores e locatários não terão mais que se contentar apenas em ver fotos em portais de imóveis. Eles podem entrar na casa virtual de sua escolha e navegar pelos arredores para ter uma boa aparência da propriedade antes de fazer uma visita real.

Fabricação e Segurança Ocupacional Protótipos digitais de locais de trabalho podem ajudar engenheiros e arquitetos a construir as instalações e também manter zonas seguras, especialmente em locais perigosos, como áreas de mineração. VR / AR também pode ser usado como uma ferramenta de treinamento para os funcionários para simular cenários da vida real no local de trabalho, como exercícios de emergência e / ou situações relacionadas à produção.