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5 dicas para fazer uma gestão de Telecom de forma mais estratégica

A área de telecomunicações é bastante ampla, competitiva e conta com desafios próprios, como altos custos com infraestrutura e contratos de médio/longo prazo. Por esse motivo, é importante investir nas melhores práticas de gestão de Telecom.

Essas práticas podem variar um pouco, dependendo das características da empresa e do próprio mercado. Entretanto, ações como manutenção de contratos, automação das rotinas de trabalho, auditoria interna e programas de melhoria contínua certamente são positivas.

Nos tópicos seguintes, apresentamos 5 dicas para fazer uma gestão de Telecom de maneira mais estratégica, de modo que consiga potencializar seus resultados. Confira!

1. Invista na gestão de contas

Na área de Telecom, grande parte da receita é proveniente de serviços por assinatura, como telefone, internet e TV. Seus assinantes têm, portanto, contas — que devem ser gerenciadas para preservar relações lucrativas e de longo prazo. Do contrário, a empresa perde.

Em vista disso, invista em melhores práticas de gestão de contas. Compreenda as várias categorias de consumidores e suas respectivas necessidades. Dê especial atenção às contas de alto valor agregado. Monitore tempo de permanência e principais reclamações recebidas.

2. Modernize as rotinas de trabalho

A telecomunicação está em contínua transformação. Na realidade, esse é um setor bastante dinâmico, exigindo investimentos expressivos em modernização da estrutura e das rotinas de trabalho. Caso tal modernização seja negligenciada, a empresa pode ser ultrapassada.

Aqui, umas das melhores ações é adotar um bom software para gestão dos recursos (ERP), que funciona como “espinha dorsal” para integração de outras tecnologias. Desse modo, fica mais fácil automatizar tarefas diárias, além de construir e analisar relatórios robustos.

3. Promova auditorias internas

Outro ponto importante é a auditoria interna. Consiste na atividade de auditar processos, contas ou áreas da empresa, tendo por intuito diagnosticar, corrigir e, eventualmente, punir discrepâncias que afetam o negócio. A auditoria é uma grande aliada da Telecom.

O desenvolvimento de auditorias pode variar muito, dependendo da sua aplicação. Por exemplo, uma auditoria da área financeira exige processos e conhecimentos diferentes das auditorias em controle de estoque. Logo, é preciso desenvolver suas rotinas de controle.

4. Conte com as pessoas certas

A telecomunicação exige pessoas realmente talentosas. Engenheiros, programadores, analistas e técnicos, todos devidamente treinados, motivados e alinhados. Em vista disso, também é importante investir na gestão de recursos humanos da sua Telecom.

Uma boa gestão de pessoas conta com subsistemas, como agregar, desenvolver, reter e recompensar os profissionais certos, permitindo que fiquem mais tempo dentro da firma e entreguem melhores resultados. Com isso, você poderá multiplicar os resultados obtidos.

5. Melhore de maneira contínua

Todas as dicas anteriores, além de amplas e desafiadoras, exigem uma forte mentalidade de melhoria contínua. É necessário que todos da Telecom, a partir do CEO, desejem otimizar as práticas de trabalho, assim como os processos existentes e os produtos fornecidos.

Um bom programa de melhoria segue o padrão PDCA. Isto é, envolve o planejamento do que deve ser feito, a execução do que foi deliberado, a checagem dos resultados obtidos e o aprendizado, tendo por intuito corrigir erros e padronizar as melhores iniciativas.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se de que a gestão de Telecom se faz com ótimas ações. Na prática, é um grande erro negligenciar sua gestão de contas ou deixar a modernização de lado. Também é errado dar pouca atenção à auditoria, às pessoas e aos programas de melhoria. Um grande negócio se constrói com ótimas práticas de trabalho.

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